Mário Centeno garantiu em 2019 que "nenhum euro" dos contribuintes vai para o Novo Banco?

10 de maio 2020

Em publicação nas redes sociais destaca-se que, em março de 2019, o ministro das Finanças, Mário Centeno, terá garantido que "nenhum euro" dos contribuintes vai para o Novo Banco. Confirma-se que proferiu essa declaração? E, em caso afirmativo, qual é a base de sustentação factual de tal garantia? Verificação de factos.

____________________________

Nomeação de Mário Centeno como governador do Banco de Portugal seria geradora de conflitos de interesses?

17 de fevereiro de 2020

À medida que se intensifica a especulação em torno da eventual nomeação do atual ministro das Finanças, Mário Centeno, como sucessor de Carlos Costa no cargo de governador do Banco de Portugal (BdP), surgem cada vez mais vozes no espaço público (nomeadamente em artigos de opinião nos jornais e comentários de análise política nas estações de televisão) a levantar a questão dos potenciais conflitos de interesses resultantes dessa passagem direta do Governo em funções para o banco central. O Polígrafo analisou o Código de Conduta do BdP e questionou o presidente da TIAC, João Paulo Batalha, em busca de uma resposta.

____________________________

Centeno diz que a dívida pública estava acima de 130% do PIB e "agora começámos a fase de descida". Verdadeiro ou falso?

18 de dezembro 2019

Na entrevista de ontem à noite na TVI, o ministro das Finanças, Mário Centeno, ao ser questionado sobre se "o excedente orçamental é uma linha inultrapassável", optou por recordar que a dívida pública estava acima de 130% do Produto Interno Bruto (PIB) e "agora começámos, felizmente, a fase de descida dessa montanha". Confirma-se? Verificação de factos.

____________________________

Centeno acusa Rio de defender aumento de impostos para famílias mais pobres e para pequenas e médias empresas. Confirma-se?

4 de outubro 2019

Em Setúbal, o ministro das Finanças carregou contra o PSD e alertou a população para as "letras pequeninas" do "prospecto de Rio", sublinhando que este quer aumentar o IRS para as famílias mais pobres e o IRC para 300 mil pequenas e médias empresas. Verdade ou mentira?

____________________________

Mário Centeno diz que "nunca tivemos tantos médicos no Serviço Nacional de Saúde". Verdade ou falsidade?

24 de junho 2019

"Nunca tivemos tantos médicos no Serviço Nacional de Saúde, nunca tivemos tantos enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde. Essa é a garantia que vos posso dar", afirmou hoje o ministro das Finanças, Mário Centeno. Confirma-se?

____________________________

Louçã diz que Centeno já indicou "vários valores diferentes" para os custos da contagem do tempo de serviço dos professores. É verdade?

4 de maio 2019

No programa de comentário político semanal que mantém na SIC Notícias, o antigo líder e fundador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, salientou que o ministro das Finanças, Mário Centeno, já indicou vários valores diferentes relativamente aos custos orçamentais da contagem integral do tempo de serviço (congelado durante mais de nove anos) dos professores. Confirma-se?

____________________________

Centeno garantiu em 2015 que "é propósito deste Governo não utilizar mais dinheiro público na solução da banca em Portugal"?

25 de abril 2019

Está a circular nas redes sociais um novo meme centrado na imagem do ministro das Finanças, Mário Centeno, atribuindo-lhe a seguinte citação: "Posso afirmar que é propósito deste Governo não utilizar mais dinheiro público na solução da banca em Portugal". Verdade ou falsidade?

____________________________

Centeno destaca que rácio da dívida pública caiu 10 pontos percentuais desde 2016. Confirma-se?

15 de abril 2019

Na sessão de apresentação do Programa de Estabilidade para 2019-2023, hoje, no Ministério das Finanças, Mário Centeno disse que "temos o rácio da dívida pública a cair. São 10 pontos percentuais desde 2016". Estes números estão corretos?

____________________________

Centeno: "Em 2015 o crescimento económico era muito pobre e estava a desacelerar." Verdadeiro ou falso?

12 de abril 2019

Na mesma entrevista em que reconheceu que a redução da austeridade feita pelo Partido Socialista "não foi dramática", o ministro das Finanças também fez declarações sobre o crescimento económico verificado em Portugal no final de 2015. Mas o que disse não é confirmado pelos dados do Instituto Nacional de Estatística.

____________________________

Mário Centeno disse ao "Financial Times" o contrário do que garantiu aos portugueses?

11 de abril 2019

Em entrevista ao jornal económico mais reputado do mundo, o ministro das Finanças afirmou que, com este Governo, a redução da austeridade "não foi drástica". Mas internamente o discurso é diferente. Ou não?

____________________________

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
International Fact-Checking Network