A página utiliza o logotipo da RTP e o artigo em causa (o qual está a ser insistentemente promovido nas redes sociais) é ilustrado com uma imagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e tem o seguinte título: “É assim que o Presidente ajuda os portugueses agora!”

No primeiro parágrafo do texto, lê-se que “dando todo o seu apoio a este projeto, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com dezenas de desenvolvedores experientes da Universidade de Yale. Juntos, eles criaram a plataforma de investimento automático de Bitcoin, a Crypto Profit, que agora está disponível para o público em geral e com a qual todos podem ganhar dinheiro. Marcelo usou toda a influência e conhecimentos à sua disposição para lançar o projeto”.

Na legenda da imagem de Marcelo Rebelo de Sousa realça-se que “o Presidente destaca o valor do seu novo projeto para cidadãos portugueses”. E o texto prossegue: “Em primeiro lugar, Marcelo insiste que este projeto visa aumentar o PIB per capita de Portugal, diminuir a dependência da segurança social e da ajuda governamental e, finalmente, tirar a economia da estagnação”.

Marcelo

Há outras versões do artigo, dependendo da forma e do momento em que se acede ao mesmo. Noutra versão indica-se que “Marcelo Rebelo de Sousa oferece apoio económico a portugueses a partir do escritório como Presidente”. Mais, “após a sua tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa tem tentado usar os vastos recursos do seu escritório para encontrar soluções para os problemas mais importantes do país. Um dos instrumentos mais importantes desta obra monumental - o célebre ‘Sedes’, uma assembleia dos mais importantes e experientes economistas, empresários e cientistas portugueses”.

O objetivo desta publicação é desvendado mais à frente no texto. “No início de 2018, após um seminário, um dos membros do ‘Sedes’ apresentou a ideia revolucionária do sistema de investimento automático em dinheiro. A ideia do projeto era simples: permitir que uma pessoa aproveitasse o boom do Bitcoin, sem necessidade de experiência em investimentos ou tecnologia. Vendo um grande potencial e oportunidade nesta plataforma, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu endossar o projeto, com uma condição importante. A sede, serviços e país de origem devem estar em Portugal”.

Marcelo

Na palavra “plataforma” e noutros detalhes do artigo há hiperligações para páginas de comércio de Bitcoin, claramente fraudulentas. Quanto à informação veiculada no artigo, em todas as versões, também é claramente falsa. Não há uma única frase que tenha algum fundamento ou proximidade com a realidade. Há uma série de declarações falsamente atribuídas ao Presidente da República, além do apoio (também falso) ao projeto da plataforma (fraudulenta) e a utilização abusiva da imagem de Marcelo Rebelo de Sousa e também do logotipo da RTP.

Concluindo, se deparar com esta publicação, não tenha dúvidas de que é tudo falso e uma fraude. E evite clicar nas hiperligações que desembocam em conteúdos maliciosos.