À partida aparenta ser algo inofensivo: um mero jogo online que brinca com o momento de maior tensão envolvendo o primeiro-ministro António Costa na última campanha eleitoral, quando foi confrontado na rua por um cidadão que o acusou de ter estado de Férias durante os incêndios de Pedrógão Grande em 2017 (uma fake news viral que já tinha sido desmentida pelo Polígrafo). Está a ser compartilhado por milhares de pessoas nas redes sociais.

O objetivo do jogo consiste em "clicar rapidamente" para "afastar o Costa do velhote", impedindo-o de desferir mais murros. Na realidade, apesar da visível e audível exaltação, António Costa não agrediu o cidadão em causa, nem chegou a verificar-se contacto físico entre ambos, mas o jogo enquadra-se numa linguagem de sátira e caricatura, pelo que não configura um exercício de desinformação. Ou pelo menos não parece ser essa a finalidade.

O problema é que a componente lúdica do jogo está a servir de chamariz para espalhar vírus e roubar dados dos utilizadores. No final de cada jogo, a par do resultado com o número de murros que "o velho levou", surgem hiperligações para outras páginas que exibem publicidade, comentários de incentivo à compra de produtos (com origem em perfis falsos) e inquéritos que servem para captar dados dos utilizadores.

"Isso parece-me mesmo alguém que se divertiu a fazer isso e quis ganhar uns trocos. Meteu lá a publicidade que só aparece se clicarmos em 'ver publicidade', mas aí é que entra um adserver que está claramente identificado como malware. Estes adservers normalmente pagam muito mais do que os do Google, Bing, entre outros", explica João Pina, informático e criador da plataforma "janaodaparaabastecer", contactado pelo Polígrafo.

"Este adserver parece funcionar num misto de clique mais afiliado, caso alguém insira dados. Parece-me que é daqueles serviços que estão algures escondidos na Internet. Em toda a parte que se clicar nessa página deve assumir-se que é scam, um esquema fraudulento", alerta.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.