O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Última hora: António Costa não aceita demissão de João Galamba e afasta culpas do ministro

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
O primeiro-ministro continua a contar com João Galamba para assumir a pasta das Infraestruturas. Ao início da noite desta terça-feira, 2, Galamba divulgou publicamente o seu pedido de demissão a António Costa, que pouco minutos depois comunicou ao país que não considera que o "atual quadro de perceção criado na opinião pública” seja susceptível de justificar a exoneração de mais um dos seus ministros.

Num volte face totalmente surpreendente, o Primeiro-Ministro António Costa anunciou, minutos depois do anúncio do pedido de demissão de João Galamba, que não aceita o seu afastamento.

António Costa reuniu esta manhã com João Galamba e, já no final desta tarde, deslocou-se a Belém para comunicar a  Marcelo Rebelo de Sousa a sua decisão. O Presidente da República (PR) queria Galamba exonerado, mas Costa escolheu dar ouvidos à sua “consciência”.

Sobre o alegado episódio de violência e a intervenção do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Costa afirmou não ter que se pronunciar sobre o tema, passando de imediato à defesa do gabinete do seu ministro, que mantém no cargo: “Os membros do gabinete que participaram às autoridades o roubo de um computador com informação classificada não só não cometeram nenhuma infração como cumpriram o seu dever.”

“Ao contrário do que tenho ouvido, não houve ordens de qualquer membro do Governo para que qualquer serviço de informação desenvolvesse qualquer ação. Feita a denúncia, o SIS agiu no âmbito das suas competências próprias. Não tenho nenhuma razão para entender que esse serviço agiu à margem da lei. Se o SIS tivesse agido fora do âmbito das suas competências, seria da responsabilidade de quem dirige ou tutela os serviços e nunca de quem reporta uma situação (…) Cumpre-me a mim apresentar as devidas desculpas aos cidadãos, mas, em minha consciência, não posso aceitar este pedido de demissão”, concluiu António Costa em declarações aos jornalistas.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...