O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Lula da Silva recebido em Portugal com vários protestos? Maioria dos vídeos a circular no TikTok são falsos

Este artigo tem mais de um ano
O principal protesto contra a visita de Lula da Silva, organizado pelo Chega, foi anunciado como a "maior manifestação de sempre” contra um dignitário estrangeiro. O partido estimava a presença de milhares, mas a PSP garantiu que ficou "muito aquém" da estimativa inicial. No TikTok, circulam vários vídeos de manifestações que se tornaram virais no Brasil, mas muitos deles não são atuais e outros nem sequer foram captados em Portugal.

Lula foi recebido no aeroporto de Lisboa com o grito “não vai ter picanha”?

Está a circular no TikTok um vídeo que mostra, alegadamente, a chegada do presidente brasileiro ao aeroporto de Lisboa, no dia 21 de abril, o primeiro dia da sua visita oficial a Portugal que terminou ontem, 25 de abril.

Nas imagens observa-se Lula a descer do avião e a ser recebido pela comitiva portuguesa, encabeçada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. De fundo, ouvem-se gritos de protesto que entoam: “Não vai ter picanha.”

O vídeo foi manipulado. Os gritos de manifestantes foram sobrepostos às imagens da receção de Lula da Silva no aeroporto. Tal como pode verificar aqui, nesta ocasião o presidente brasileiro não enfrentou manifestações. O áudio acrescentado ao vídeo foi retirado da gravação de um protesto verdadeiro contra Lula da Silva, mas que ocorreu no ano passado, a 18 de novembro de 2022, junto ao Palácio de Belém. Esta informação também foi verificada pelo jornal de verificação de factos brasileiro “Aos Fatos“.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Vídeo mostra protesto contra Lula na recente visita a Portugal?

Um vídeo que mostra um protesto contra Lula da Silva no exterior da residência oficial de Marcelo Rebelo de Sousa está a ser partilhado nas redes sociais como se tivesse sido gravado nos últimos dias, durante a visita oficial do presidente brasileiro a Portugal. Numa publicação viral no TikTok, com cerca de 48 mil reações, é divulgado o vídeo de um minuto com a seguinte descrição: “Receção amorosa para Lula, mas ao passar pelas ruas de Lisboa foi o que todos esperavam.”

No vídeo ouvem-se as seguintes palavras de ordem: “Lula, ladrão, o seu lugar é na prisão”. Mas, mais uma vez, a gravação foi captada no ano passado, a 18 de novembro de 2022, num protesto junto ao Palácio de Belém, como pode verificar aqui. A propósito dessa visita de Lula, houve um grupo de apoiantes do líder do PT, mas também um grupo de apoiantes de Jair Bolsonaro que se manifestaram na residência do Presidente da República português. Assim, a gravação está a ser partilhada como se fosse atual, facto que não corresponde à verdade.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Gravação mostra “receção em Portugal” do presidente brasileiro com protesto violento?

Há mais um vídeo a ser propagado nas redes sociais que mostra, supostamente, Lula da Silva na sua chegada a Portugal, na passada sexta-feira, 21 de abril. As imagens mostram um protesto violento, com milhares de manifestantes.

Desta vez, as imagens nem sequer foram gravadas em Portugal, mas sim no Brasil. Foram captadas na estação rodoviária de Brasília, em setembro de 2022, e mostram um protesto que misturava apoiantes de Lula da Silva e de Bolsonaro, Nesta ocasião, Lula nem sequer estava presente no local, ou seja, esta nem sequer é uma reação à chegada do atual presidente brasileiro a este local.

Avaliação do Polígrafo: Falso

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque