Não, o Reino Unido não cancelou todos os funerais agendados para hoje
Exclusividade para os monarcas sim, mas nem tanto. Depois de ter sido anunciado que o dia de hoje seria feriado no Reino Unido, para comemorar o funeral da Rainha Isabel II, alguns utilizadores das redes sociais extrapolaram a informação e acrescentaram que todos os funerais coincidentes com o da monarca seriam cancelados.
Esta é mais uma “fake news”, visando o funeral da chefe de Estado, que acabou por se tornar viral no Twitter. Nenhum comunicado divulgado pela Família Real comprova a alegação e, à Associated Press (AP), representantes de três dos grupos da indústria funerária e crematória da Inglaterra desmentem o regime de “exclusividade”.
“Não há nada de verdadeiro nessa informação. O conselho que está a circular é para que todos os funerais reservados para o dia 19 de setembro procedam conforme combinado”, explicou Brendan Day, secretário da Federação das Autoridades de Enterro e Cremação do Reino Unido (FBCA, na sigla em inglês), à AP.
Além de Brendan Day, também Terry Tennens e Deborah Smith, ambos ligados a associações fúnebres, confirmaram não haver cancelamentos de outros funerais no país. Apesar disso, Tennens destaca que pode estar a ser criada uma “imagem mista”, nomeadamente depois de duas autoridades locais terem optado por encerrar os seus serviços crematórios no dia de hoje. “Alguns funerais vão permanecer inalterados, outros estão a ser adiados para uma data diferente – movidos pelas necessidades e desejos das famílias enlutadas envolvidas”, disse Smith à AP.
Período de luto por Isabel II também afeta dispositivos móveis? Claro que não
Se esta informação fosse verdadeira, os utilizadores de dispositivos Nintendo, Apple ou Roblox no Reino Unido teriam que ficar pelo menos mais uma semana de “luto”, com ecrãs bloqueados que mostrariam apenas uma imagem de Isabel II com a seguinte legenda: “Desconectado: Rainha Isabel II 1926-2022. Este dispositivo não está disponível para o período de luto real, que continuará até segunda-feira, 19 de setembro.” Aliás, este “estado” seria ativado até noutros países, desde que o idioma dos aparelhos fosse o inglês britânico.
Depois de várias imagens nas redes sociais mostrarem dispositivos “em luto” pela morte da monarca inglesa, fontes oficiais da Nintendo e da Roblox desmentiram qualquer período de “desativação” nos seus gadgets. À Associated Press, Eddie Garcia (Nintendo), disse não existir ponta de verdade no boato. Também no que respeita à Roblox, uma plataforma de jogos, “não houve quaisquer mudanças nos países onde esta se encontra disponível”, esclareceu à AP o porta-voz da empresa, William Nevius.
Além disso, e tal como o Polígrafo já notou, o período de luto pela rainha vai estender-se além do dia do seu funeral, ao contrário da mensagem supostamente apresentada em alguns dispositivos. Apesar de Isabel II ser hoje sepultada, o período de luto vai prolongar-se pelo menos por mais uma semana, de acordo com a família real.
Meghan Markle vestiu t-shirt com álbum “The Queen is Dead” da banda britânica “The Smiths”? É só uma montagem
As desavenças polémicas entre os membros da Família Real duram há anos, mais proeminentes nos casos que envolveram a Princesa Diana. Ainda assim, Meghan Markle, que casou com o filho mais novo do agora rei Carlos III, parece ter assumido o lugar da antiga “Princesa do Povo”, já que manteve uma relação controversa com a rainha Isabel II e com a Família Real, acusando-os de discriminação e racismo aquando do nascimento do seu primeiro filho.
Agora, com a morte de Isabel II, as redes sociais veiculam frequentemente uma imagem “vingativa” de Markle e alguns utilizadores fizeram até uma montagem com uma fotografia da duquesa de Sussex, em que esta surge com uma t-shirt do famoso álbum da banda inglesa de rock “The Smiths”, cujo título em português é “A Rainha Está Morta”.
[twitter url=”https://twitter.com/JoshuaPotash/status/1567973070710898690?s=20&t=R9X2NtaR1Y7Tt1VhzZ4TFw”/]
Uma pesquisa reversa pela imagem indica que o rosto de Meghan Markle foi “recortado” da foto original, em que a ex-atriz veste um casaco bege, e recolocado num cenário muito famoso nas redes sociais, utilizado para promover camisolas e t-shirts com designs personalizados. Sobre a fotografia original, esta foi tirada a 23 de março de 2018, em Belfast, na Irlanda do Norte, pela agência “WireImage”.
A imagem adulterada de Markle circula na Internet pelo menos desde 8 de março de 2021 e foi inclusive impressa em canecas, que acabaram por ser vendidas num site inglês. Também Johnny Marr, guitarrista dos “The Smiths”, partilhou no Twitter a foto de Meghan Markle, a 10 de março de 2021.
Não, Isabel II não exigiu que Donald Trump fosse banido do seu funeral
Mais de cinco centenas de representantes oficiais de outros países estarão hoje em Londres para marcar presença no funeral da rainha Isabel II, incluindo Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, e até Olena Zelenska, a mulher do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Com ausências expectáveis, como as dos líderes da China e da Coreia do Norte, Xi Jinping e Kim Jong-un, utilizadores das redes sociais começaram a especular sobre a lista de convidados oficiais. Um vídeo divulgado no TikTok, por exemplo, avançou que Isabel II teria pedido expressamente para que Donald Trump não estivesse presente nas cerimónias fúnebres.
[widget-tiktok url=”https://www.tiktok.com/@that_overopionated_brit/video/7141913909866548526?referer_url=https%3A%2F%2Fwww.snopes.com%2F&referer_video_id=7141913909866548526&refer=embed&referer_url=https://www.snopes.com/fact-check/queen-trump-banned-funeral/?utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1663101648-1″ /]
Contudo, não há evidências que comprovem a veracidade desta alegação. Na verdade, de acordo com documentos oficiais consultados pelo “Politico”, apenas os atuais chefes de Estado e os respetivos companheiros foram convidados para participar no funeral no Reino Unido. Donald Trump, sendo um ex-chefe de Estado, não é elegível para a presença nas cerimónias.
O Escritório de Relações Exteriores da Commonwealth e do Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO) escreveu às embaixadas no exterior, referindo arrependimento quanto ao “espaço limitado no serviço funerário estatal e eventos associados”, uma vez que “nenhum outro membro da família, equipa ou comitiva do convidado principal pode ser admitido”. Ainda assim, se o chefe de Estado não puder comparecer, este pode escolher outra pessoa como seu representante oficial.
Em declarações ao Daily Mail, Trump expressou a sua admiração por Isabel II: “Passar tempo com Sua Majestade foi uma das honras mais extraordinárias da minha vida. Cresci numa casa onde a rainha Isabel – a sua graça, o seu charme, a sua nobreza – era profundamente admirada, especialmente pela minha mãe, que veio da Escócia.”
Uma vez que os convites endereçados pelo Reino Unido seguiram apenas para os atuais chefes de Estado, e depois de Joe Biden ter confirmado a sua presença, não há motivos para afirmar que Trump tenha sido deliberadamente excluído das cerimónias, ou que fosse esse o desejo da rainha.
Este vídeo mostra Isabel II a ser colocada num caixão? Não, trata-se de uma celebração na cidade brasileira de São João del-Rei
Um vídeo divulgado a 9 de setembro no Facebook mostra aquilo que parece ser uma estátua a ser colocada num caixão ornamentado, sobre o qual é, logo depois, disposta uma coroa (ou um objeto semelhante a uma coroa). Por ter sido publicado um dia depois da morte de Isabel II, o vídeo leva a crer que se trata do corpo da monarca inglesa: uma mentira fabricada nas redes sociais que é facilmente desmentida pela data original de publicação do vídeo.
[widget-facebook-video url=”https://www.facebook.com/ayinkeluxuryline1/posts/792005972217012/” /]
Este momento foi originalmente partilhado numa conta de TikTok três semanas antes da morte de Isabel II. Além disso, todo o ambiente parece ser representativo do clero da Igreja Católica Romana e não da Igreja Anglicana. A agência Reuters acabou por descobrir que esta gravação foi feita durante um culto na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, na cidade brasileira de São João del-Rei, a 14 de agosto.
[widget-tiktok url=”https://www.tiktok.com/@tvmineira/video/7131908276756745478?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1″ /]
Fotografias do evento foram divulgadas pela igreja no Facebook, bem como alguns vídeos com transmissão ao vivo do evento, disponíveis no canal de YouTube da igreja, alguns dos quais (aqui, aqui, aqui e aqui, por exemplo) mostram a estátua disposta naquilo que parece ser um altar.