
Bébé resgatado em Marrocos depois do terramoto?
“Assim encontraram vivo entre os escombros um bebé recém-nascido depois do terramoto de Marrocos". Esta foi uma das muitas mensagens, com o respetivo vídeo, que inundaram as redes sociais, com referência às operações de resgate que decorrem em Marrocos desde a madrugada de dia 9. Mas não é verdadeira.

O vídeo foi gravado em Pulandar, no distrito de Kanpur Dehat (Índia), onde o recém-nascido foi encontrado enterrado vivo (curiosamente no dia 9 de setembro). Foram divulgados vídeos (pode ver aqui e aqui) a comprovar este “milagre”, quer pelo fotojornalista (do momento exato do salvamento), quer pela polícia de Kanpur (do menino já nas mãos de uma agente), nas respetivas redes sociais.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: Falso
Vídeo de um edifício a desabar é atual e foi gravado na zona do epicentro do terramoto?
“Momentos em que um edifício desaba devido ao poderoso terramoto que sacudiu Marrocos", lê-se em "tweet" de 9 de setembro. O suposto documento audiovisual da catástrofe tem, no entanto, coordenadas espaciotemporais falsas.
O desabamento ocorreu já no ano passado (27 de dezembro de 2022) e em Casablanca (a cerca de 200 quilómetros de Marraquexe). O facto foi então noticiado pela imprensa marroquina e também pela holandesa.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: Falso
Vídeo mostra fiéis no momento do terramoto?
“Reza durante os terramotos em mesquita de Marrocos.”. A mensagem divulgada no "Twitter"/"X acompanha um vídeo em que não se percebe qualquer abalo (apenas aparenta haver uma falha de energia), mas que supostamente diria respeito aos momentos do sismo.
Na verdade, correspondem ao dia de outro tremor de terra e noutra localização: Síria, 6 de fevereiro de 2023. O vídeo foi gravado na mesquita da cidade de Al-Dana (Síria) e divulgado pela publicação Mnelasema (a 27 de fevereiro). Recorde-se que neste sismo (sentido na Síria e na Turquia) morreram mais de 50.00 pessoas.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: Falso
Imagem mostra o céu de Marrocos na noite de dia 8?
As já habituais teorias da conspiração também não ficaram de fora das explicações sobre o que sucedeu na noite de 8 de setembro, em Marrocos. Assim, no "X", uma conta divulgava um vídeo (onde se pode ver um longo trovão) e garantia: “Isto foi visto nos céus de Marrocos antes do terramoto! Se alguém negar que isto é HAARP e tecnologia dirigida, é porque não acordará jamais."
No entanto, a imagem não corresponde aos céus de Marrocos, tão pouco a qualquer céu real, portanto, a algum efeito colateral do designado Haarp (Programa de Pesquisa Auroral Ativa de Alta Frequência, que é um projeto científico que visa estudar as propriedades e o comportamento da ionosfera, desenvolvido pelos Estados Unidos). Trata-se somente de uma criação artística de Jay Hideaway, produtor de NFT (criptocolecionável), de 2020, conforme comprovam as publicações no TikTok e em sites da especialidade efetuadas nessa época.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: Falso
