• Acusação: Joe Biden é pedófilo

É uma das maiores teorias da conspiração nas redes sociais que têm como protagonista o candidato democrata às presidenciais norte-americanas de 3 de novembro. As publicações são acompanhadas de fotografias, memes ou vídeos do ex-vice presidente dos Estados Unidos alegadamente a tocar em crianças de forma inapropriada. Problema: as fotografias estão descontextualizadas ou foram alvo de montagens.

Numa das imagens acusatórias aparece Biden a acariciar e a beijar um rapaz. A foto é real mas está fora de contexto. A fotografia foi captada no funeral de Beau Biden, um dos filhos do antigo senador, que morreu vítima de um tumor cerebral. O rapaz em questão é Hunter, neto do democrata, que tinha acabado de perder o pai.

Numa outra imagem que se propagou pela Internet, sugere-se que Joe Biden foi captado a beijar a cara de uma menina. Mas não se trata nem do democrata, nem de nenhum outro político dos Estados Unidos. O homem na fotografia é o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. A imagem foi retirada de um vídeo no qual o Chefe de Estado mexicano surge a cumprimentar vários admiradores à porta de um hotel em Ometepec, México.

Em mais de 40 anos de vida pública, não há quaisquer acusações, queixas, detenções ou investigações que liguem Joe Biden a qualquer crime de pedofilia.

  • Acusação: Biden adormece regularmente em entrevistas

Outra das ideias que tem vindo a ser difundida nas redes sociais é que o político norte-americano não consegue manter-se acordado enquanto fala com os jornalistas. O boato teve origem num vídeo partilhado no Twitter em que se podia, alegadamente, ver Biden a adormecer durante uma entrevista em direto.

Contudo, o vídeo não é real. Foi feita uma montagem  que combinou imagens do cantor Harry Belafonte de olhos fechados - seria entrevistado num programa canadiano de seguida - e de Biden durante a Convenção Nacional Democrata.

As imagens do antigo "vice" dos EUA durante o evento partidário foram seleccionadas de maneira a que parecesse que o político estava a dormir, mas no vídeo original torna-se claro que isso não aconteceu. No segmento que se utilizou para manipular a fotografia, o democrata olha momentaneamente para baixo enquanto Hillary Clinton fala, mas nunca adormece.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
International Fact-Checking Network