Zelensky levou bandeira da Ucrânia com símbolo nazi na visita aos EUA?

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra Volodymyr Zelensky e a bandeira ucraniana que levou aos EUA aquando da sua visita oficial ao país. Alega-se que a bandeira nacional exibida continha a inscrição de um símbolo nazi. Verdade ou falsidade?

___________________________

Soldados russos encontraram medalhas ucranianas de condecoração pela "captura da Crimeia"?

Imagens das supostas medalhas estão ser difundidas nas redes sociais, do Telegram ao Facebook. Terão sido encontradas por soldados russos em Kherson, na Ucrânia, durante a guerra. E serviriam para distinguir soldados ucranianos pela "captura da Crimeia", no âmbito de uma operação militar que estaria a ser planeada "para a Primavera de 2022, com o apoio dos países da NATO".

___________________________

Este vídeo revela caças F-22 Raptor em combate nos céus da Ucrânia?

Os mais sofisticados caças da atualidade, produzidos nos EUA, estão a combater nos céus da Ucrânia contra os Sukhoi Su-35 da Rússia, como "prova" um vídeo que está a ser difundido nas redes sociais? Não, é apenas mais uma fake news viral sobre a guerra em curso.

___________________________

Jornalista da BBC fingiu estar na linha da frente da guerra na Ucrânia, observado por mulher que ia às compras?

Surgiu no Twitter e propagou-se veloz e viralmente por diversas redes sociais. É uma imagem em que se vê um jornalista da BBC deitado no chão, enquanto ao fundo aparece uma senhora a caminhar com o que parece ser uma mala ou um saco de compras. Alega-se que seria uma encenação da BBC, com o repórter a fingir que estava na linha da frente da guerra na Ucrânia.

___________________________

Estas fotografias apanham refugiados ucranianos com tatuagens nazis na Croácia?

"Enquanto nazistas brasileiros vão morrer na Ucrânia, ucranianos nazistas vão tirar férias na Croácia", descreve-se numa das publicações das imagens em causa, partilhadas viralmente no Facebook e no Twitter, sobretudo a partir do Brasil. Foram captadas junto a um bar de praia em Rijeka, Croácia, mas retratam dois "skinheads" de nacionalidade húngara e não refugiados ucranianos. Não se deixe ludibriar.

___________________________

Ucrânia encenou um bombardeamento com veículos capotados e janelas intactas?

Publicações em várias línguas, nas redes sociais, acusam a Ucrânia de ter encenado a explosão de uma "bomba russa" que terá resultado numa série de carros capotados em Bucha. A imagem em que se podem ver as janelas dos prédios intactas deixou dúvidas nos internautas, mas a verdade é que a fotografia, captada em Bucha, não comprova que houve uma manipulação por parte da Ucrânia. E o país nunca disse que se tinha tratado de um bombardeamento.

___________________________

Bandeira da Ucrânia em Mariupol foi trocada por uma da URSS durante a presente guerra?

Propagou-se via Facebook, Instagram e Twitter, uma sequência de imagens em que parece ver-se um homem a arrancar uma bandeira da Ucrânia de uma chaminé para hastear no seu lugar uma bandeira da antiga União Soviética. Nas respetivas descrições indica-se que terá acontecido em Mariupol, Ucrânia, durante a presente invasão por forças militares da Rússia. Confirma-se?

___________________________

Esta imagem prova que a Ucrânia mobiliza crianças armadas para as linhas da frente da guerra?

Desde logo porque foi captada na Rússia, em 2018, está disponível para venda em bancos de imagens e não tem qualquer relação com a guerra em curso na Ucrânia. Ao contrário do que se alega numa publicação de 22 de março no Instagram, em língua russa.

___________________________

Crianças ucranianas celebram aniversário de Hitler com mancha humana em forma de suástica?

A tese de que a invasão russa da Ucrânia se deve à necessidade de "desnazificar" o país tem reunido seguidores e originado desinformação nas redes sociais. Exemplo disso é uma publicação (com imagem) em que se alega que um grupo de jovens ucranianos celebrou o aniversário de Adolf Hitler, formando uma mancha humana em forma de cruz suástica. Mas essa informação é totalmente falsa.

___________________________

"Fantasma de Kiev": Vídeo do TikTok mostra piloto ucraniano a abater sete caças russos sozinho?

A história espalhou-se pelas redes sociais logo nos primeiros dias da invasão da Ucrânia pela Rússia. O suposto herói é um piloto ucraniano, apelidado de "Fantasma de Kiev", que terá abatido sete caças russos, a solo, com a sua aeronave de modelo MiG-29. Uma proeza registada em vídeo que se tornou viral a partir do TikTok. Mas será mesmo real?

___________________________

Ucrânia baniu o elemento "moscóvio" da tabela periódica e substituiu-o por "ucraniónio"?

Está a propagar-se nas redes sociais a alegação - ou rumor - de que as autoridades da Ucrânia decidiram mudar a composição da Tabela Periódica de Elementos, trocando o "moscóvio" (Mc) pelo "ucraniónio" (Uc). Pelo que as crianças ucranianas não vão aprender na escola que existe o elemento "moscóvio", descoberto em 2004 no Instituto Central de Investigações Nucleares que se localiza na província de Moscovo e daí a respetiva designação.

___________________________

Soldados ucranianos morreram na Ilha das Serpentes após recusarem render-se às tropas russas?

De acordo com várias publicações nas redes sociais, os 13 soldados ucranianos que defendiam a Ilha das Serpentes, no Mar Negro, terão sido mortos pelos russos, depois de terem protagonizado um ato de resistência que já é considerado histórico na guerra da Ucrânia. Confrontados por militares russos e aconselhados a renderem-se, os ucranianos terão respondido: "Vão-se lixar!" Confirma-se que os 13 resistentes perderam a vida?

___________________________

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.