O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Autores de fake news impunes em Portugal

Este artigo tem mais de um ano
Até hoje, não há ninguém em Portugal condenado por disseminar fake news. Entidade Reguladora da Comunicação recebeu apenas uma queixa e arquivou-a.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) receber até hoje apenas uma queixa de fake-news e arquivou-a por considerar que continha apenas de “considerações gerais”, afirmou aquela entidade à Agência Lusa.

Esta declaração da ERC surge numa altura em que a Assembleia da República (AR) requereu à ERC que fizesse um documento sobre o tema das fake news e que o devolvesse à AR, para que os deputados tomarem, se assim o entenderem, iniciativas legislativas no sentido de combater o fenómeno da desinformação.

fake news

Já a Comissão Nacional das Eleições (CNE) refere que não recebeu qualquer queixa. A mesma instituição está a preparar-se para gerir as fake news que, tudo o indica, poderão surgir durante as eleições legislativas e europeias do próximo ano. A CNE está preocupada com a possibilidade de os resultados eleitorais serem influenciados pela força da desinformação que corre sobretudo nas redes sociais.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque