O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Polígrafo vence mais dois prémios (e já são onze em dois anos!)

Os galardões,  anunciados durante uma cerimónia organizada online, foram atribuídos no âmbito da oitava edição dos Prémios Meios & Publicidade de Comunicação, destinados a distinguir tudo o que de melhor se faz em Portugal no sector da comunicação e dos media. O Polígrafo venceu em duas categorias:

  • Digital/Social/Influenciadores (melhor site)
  • Tecnologias de Informação, Media e Telecomunicações

Para Fernando Esteves, fundador e diretor do Polígrafo, “os prémios são a consequência natural de um projeto que muito rapidamente se impôs no ecossistema mediático português pela sua originalidade e pelo seu propósito. Num mundo tão polarizado em que diariamente se travam guerras entre forças opostas como a esquerda e a direita, a verdade e mentira, o facto e o rumor, o bem e o mal, o fact-checking é fundamental. As pessoas acreditam cada vez menos na informação que lhes chega. Isso conduz à apatia e ao relativismo. A realidade e a ficção deixam crescentemente de se distinguir, e isso pode dar origem a sociedades embriagadas e, portanto, permeáveis à eclosão de mensagens populistas e anti-democráticas. Ora, no Polígrafo acreditamos nas virtudes da democracia liberal e à nossa escala temos feito tudo para a defender através do nosso trabalho diário, porque não há democracia nem liberdade sem bom jornalismo.”

Esta é mais uma de muitas conquistas registadas pelo Polígrafo desde que, em Novembro de 2018, foi lançado durante a Web Summit que se realizou em Lisboa. Desde então, através do exercício diário de escrutínio da verdade no espaço público tornou-se uma referência de rigor e transparência na sociedade portuguesa e um case study a nível nacional e internacional. Neste momento há várias teses de mestrado e de doutoramento em curso, em Portugal e no Brasil, que têm o Polígrafo como objeto de estudo.

Para Fernando Esteves, fundador e diretor do Polígrafo, “os prémios são a consequência natural de um projeto que muito rapidamente se impôs no ecossistema mediático português pela sua originalidade e pelo seu propósito (…) no Polígrafo acreditamos nas virtudes da democracia liberal e à nossa escala temos feito tudo para a defender através do nosso trabalho diário, porque não há democracia nem liberdade sem bom jornalismo.

Também o Polígrafo SIC – a extensão do projeto em televisão, que ontem também venceu uma menção honrosa na categoria “Parceria de Media” -, é um sucesso editorial e de audiências, com uma média de espectadores superior a 1,3 milhões de pessoas.

premios

O projeto não tem parado de crescer. Depois da criação do jornal online e do Polígrafo SIC, em outubro de 2020 chegou o Polígrafo NiTfm, um programa semanal de rádio feito em parceria com a NiTfm.

A qualidade editorial e a transparência do Polígrafo foram reconhecidas pela International Fact-Checking Network, a organização que funciona na orla do prestigiado Poynter Institute e que agrega os melhores projetos mundiais de fact-checking. Também o Facebook, a maior rede social do mundo, se associou ao Polígrafo para o combate à desinformação, no âmbito do Third Party, o programa criado pela empresa fundada por Mark Zuckerberg para rastrear as informações falsas que todos os dias circulam na rede.

Fique com uma listagem dos prémios conquistados pelo Polígrafo desde o ano de 2019:

Prémios Meios & Publicidade de Criatividade e Inovação:

  • Grande Prémio do Júri
  • Lançamento de Projeto Digital
  • Inovação Editorial
  • Lançamento de Jornal
  • Inovação em Media (Polígrafo SIC)

Prémios Meios & Publicidade de Comunicação (2019):

  • Digital/Social/ Influenciadores (melhor site)
  • Melhor projeto de Tecnologias de Informação/Media e Telecomunicações

Prémios Meios & Publicidade de Comunicação (2020):

  • Digital/Social/ Influenciadores (melhor site)
  • Melhor projeto de Tecnologias de Informação/Media & Telecomunicações
  • Menção honrosa, juntamente com a SIC, para o Polígrafo SIC na categoria “Parceria de Media”

Prémios Navegantes:

  • Melhor Site de Media
  • Projeto Revelação Digital