O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Polígrafo assina parceria com a Google

Desde o final de 2021, a Google assinou parcerias com vários órgãos de comunicação em Portugal, como o Polígrafo, “Público”, “Jornal Económico”, “Jornal de Notícias”, “Observador”, “O Mirante”, “Jornal do Fundão”, entre outros. Os painéis dos “Destaques Jornalísticos” aparecem nos produtos Google, atualmente em “Notícias” e “Descobrir”, e orientam os leitores para os artigos completos nos sites dos órgãos de comunicação social.

De acordo com a Google, através da utilização desta plataforma, as organizações noticiosas têm o controle direto da sua apresentação e do seu conteúdo. Assim, esta abordagem difere dos outros produtos noticiosos da Google, na medida que a informação apresentada depende inteiramente das escolhas editoriais que os jornais fazem sobre os conteúdos que querem mostrar aos leitores.

A plataforma oferece também uma “narrativa mais profunda e mais contextualizada” dos conteúdos: permite pesquisar uma história mais a fundo, através de uma cronologia de acontecimentos; disponibiliza contexto sobre uma história através de pontos-chave e links para artigos relacionados; sugere artigos associados aos temas lidos; possibilita a leitura gratuita de artigos originalmente pagos; e tem a opção de “seguir” os vários órgãos de comunicação social, de modo a que o leitor fique a par das atualizações.

As organizações noticiosas participantes recebem mensalmente pagamentos de licenciamento da empresa. “A Google News Showcase é o nosso último esforço para apoiar editoras de todas as dimensões, e o ecossistema noticioso do país. Através do Fundo da Iniciativa Noticiosa Digital (DNI), a Google investiu quase oito milhões de euros para apoiar 32 projectos portugueses”, de modo a ir ao encontro da reivindicação há muito defendida pelos editores de imprensa de que a Google deve pagar para mostrar conteúdos jornalísticos nas suas plataformas.

“Desde que a News Showcase (Destaques Jornalísticos) foi lançada em outubro de 2020, assinámos acordos com mais de mil publicações de notícias em todo o mundo e lançámos em mais de uma dúzia de países: Índia, Japão, Alemanha, Brasil, Áustria, Reino Unido, Austrália, República Checa, Itália, Colômbia, Argentina, Canadá e Irlanda. Mais de 90% das publicações que fazem parte da News Showcase representam notícias locais ou comunitárias. As notícias locais são uma forma essencial para os leitores se ligarem às suas comunidades e assegurarem que recebem as notícias que têm impacto no seu dia-a-dia”, explicou a Google.