Polígrafo, 01 de outubro de 2024
A European Fact-Checking Standards Network (EFCSN) anunciou a sua primeira conferência anual, que terá lugar em Bruxelas, Bélgica, na terça-feira, 29 de outubro de 2024.
As sessões da iniciativa irão abordar temas que impactam os verificadores de factos e a comunidade que combate a desinformação em toda a Europa. Um dos principais destaques será uma discussão sobre o assédio enfrentado pelos fact-checkers, onde membros da EFCSN irão partilhar as suas experiências pessoais. Outra sessão-chave, intitulada “Aproveitar os Dados de Fact-Checking na Revolução da IA”, explorará as oportunidades e os desafios que a Inteligência Artificial apresenta para o campo do fact-checking.
Os participantes poderão também assistir a vários debates sobre temas como o combate antecipado à desinformação e a influência da mesma, tanto estrangeira como interna, no panorama mediático dos países europeus.
O coordenador da EFCSN, Stephan Mündges, afirmou que “esta conferência é uma oportunidade para a comunidade de fact-checking na Europa colaborar entre si e com aqueles que estão comprometidos no nosso trabalho. Enquanto comunidade, estamos mais bem preparados para enfrentar a crescente disseminação de desinformação quando temos estas oportunidades de nos reunir, partilhar conhecimento e trabalhar em direção aos nossos objetivos comuns.”
Além da conferência pública, a EFCSN reunirá também os parceiros que participam no projeto FactCRICIS, uma iniciativa liderada pela EFCSN e cofinanciada pela União Europeia, que se concentra na criação de uma base de dados de especialistas em ambiente e num repositório de verificações de factos potenciadas por IA.
A conferência será realizada no hotel nhow Brussels Bloom, localizado na Rue Royale 250, com início às 10h. A inscrição é gratuita, mas obrigatória para poder participar.
As inscrições para a conferência estão disponíveis em efcsn.com/conference-2024/.
Siga a EFCSN no X, Threads e LinkedIn para atualizações regulares sobre o evento.
Este evento é cofinanciado pela União Europeia. As opiniões expressas são, no entanto, da exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a Comissão Europeia podem ser responsabilizadas por elas.