O podcast “Polígrafo NiTfm“ foi distinguido nos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media. Os resultados foram revelados numa cerimónia organizada pelo jornal esta terça-feira, 23 de novembro.
O programa resulta de uma parceria do Polígrafo com a estação digital de rádio NiTfm e aborda todas as semanas temas relacionados com fact-checking do universo de lifestyle. O podcast venceu o bronze na subcategoria Inovação Editorial e ficou na shortlist do prémio Inovação em Informação.
Estavam a concurso 124 trabalhos, sendo que apenas 83 passaram para a shortlist. O júri decidiu atribuir 30 bronzes, 21 pratas e 15 ouros, além do grande prémio. A lista com todos os vencedores pode ser consultada no site oficial do “Meios & Publicidade”.
Fernando Esteves, diretor do Polígrafo, destaca a mais-valia que a parceria com a NiT fm aportou ao projeto que lidera: “Depois da aposta de sucesso com o Polígrafo SIC, fazia todo o sentido associarmo-nos a uma estação de rádio que partilha connosco valores tão fundamentais como a liberdade no exercício jornalístico, a criatividade e a defesa da verdade sem concessões. Este prémio é a prova de que não estávamos equivocados quando decidimos avançar.” Por seu lado, Jaime Martins Alberto, publisher da NiTfm, considera que “este reconhecimento valoriza a qualidade dos dois projetos editoriais e reforça a importância de o jornalismo de lifestyle apostar cada vez mais no fact-checking, com informação rigorosa e credível”.
Fernando Esteves, diretor do Polígrafo, destaca a mais-valia que a parceria com a NiT fm aportou ao projeto que lidera: “Depois da aposta de sucesso com o Polígrafo SIC, fazia todo o sentido associarmo-nos a uma estação de rádio que partilha connosco valores tão fundamentais como a liberdade no exercício jornalístico, a criatividade e a defesa da verdade sem concessões.
Filipe Terruta (TVI), Fernando Parreira (Sapo), Filipa Marçal Grilo (Impresa), Hellington Vieira (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (Cofina), Luís Miguel Pereira (SportTV), Mafalda Anjos (Trust in News), Marina Ramos (RTP) e Tiago Senna (Global Media Group) foram os profissionais que tiveram a seu cargo a avaliação dos trabalhos a concurso.
Jaime Martins Alberto, publisher da NiTfm, considera que “este reconhecimento valoriza a qualidade dos dois projetos editoriais e reforça a importância de o jornalismo de lifestyle apostar cada vez mais no fact-checking, com informação rigorosa e credível”.
Desde que, em Novembro de 2018, o Polígrafo foi lançado durante a Web Summit que se realizou em Lisboa, foram muitas as distinções que recebeu. Com a sua ação tornou-se rapidamente numa referência de rigor e transparência e um case study de sucesso. Neste momento há várias teses de mestrado e de doutoramento em curso, em Portugal e no Brasil, que têm o Polígrafo como objeto de estudo.
Fique com uma listagem dos prémios conquistados pelo Polígrafo desde o ano de 2019:
Prémios Meios & Publicidade de Criatividade e Inovação (2019):
- Grande Prémio do Júri
- Lançamento de Projeto Digital
- Inovação Editorial
- Lançamento de Jornal
- Inovação em Media (Polígrafo SIC)
Prémios Meios & Publicidade de Comunicação (2019):
- Digital/Social/ Influenciadores (melhor site)
- Melhor projeto de Tecnologias de Informação/Media e Telecomunicações
Prémios Meios & Publicidade de Comunicação (2020):
-
Digital/Social/ Influenciadores (melhor site)
- Melhor projeto de Tecnologias de Informação/Media & Telecomunicações
- Menção honrosa, juntamente com a SIC, para o Polígrafo SIC na categoria “Parceria de Media”
Prémios Navegantes 2020:
- Melhor Site de Media
- Projeto Revelação Digital
Prémios Meios & Publicidade de Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media (2021):
- Inovação Editorial (bronze), com o podcast Polígrafo NiTfm