Realizada em parceria com o Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS-ISCTE), a pós-graduação nasce no âmbito do projeto de investigação Iberifier – Observatório Ibérico dos Media Digitais e da Desinformação, parte do European Digital Media Observatory, de que o ISCTE-IUL e o Polígrafo fazem parte, juntamente com mais 21 entidades de Portugal e Espanha.

O objetivo do curso é reforçar as competências académicas e profissionais numa área de conhecimento de enorme responsabilidade social. Para isso pretende conferir maior rigor na análise e na produção de conteúdos mediáticos, tanto informativos como desinformativos, e fornecer ferramentas que contribuam para o consumo crítico e informado, identificando facilmente elementos de manipulação, desinformação ou ausência de rigor.

A pós-graduação funcionará em horário pós-laboral, três dias por semana, ao longo de dois semestres, em regime presencial no campus de Lisboa do ISCTE-IUL. Composta por 10 unidades curriculares, a pós-graduação atribui 60 créditos ECTS. A direção científica está a cargo de Gustavo Cardoso (ISCTE), e a direção- executiva é assegurada por Miguel Crespo (CIES) e Fernando Esteves, diretor do Polígrafo.

pós graduação

Esta pós-graduação inovadora em Portugal vem contribuir para que os cidadãos em geral e profissionais da comunicação em particular possam desenvolver uma exploração mais assertiva dos fenómenos da informação, da desinformação e da verificação de factos, numa sociedade em que as questões da desinformação assumem relevo e impactos crescentes.

Pela experiência académica acumulada pelo ISCTE na área dos estudos de comunicação em rede, literacia dos media, jornalismo e, em especial, estudos da desinformação (através do MediaLab CIES-Iscte), e o trabalho empírico reconhecido internacionalmente do Polígrafo, esta pós-graduação posiciona-se como líder inquestionável desta área do conhecimento.

O curso terá três grandes áreas temáticas:

1. Enquadramento, problematização e reflexão sobre as grandes questões da comunicação, das sociedades contemporâneas e dos desafios que a desinformação vem colocar aos cidadãos
2. Práticas comunicacionais em rede, incluindo contextualização da realidade em termos de produção, disseminação e consumo de informação,
3. Metodologias e ferramentas fundamentais para trabalhar os fenómenos da comunicação em rede de forma adequada em termos éticos, estratégicos e pragmáticos

As 10 unidades curriculares do curso são: Fact-checking multiplataforma; Estudos Críticos em Media e Jornalismo; Literacia dos novos media; Dinâmicas Sociais na Internet; Géneros digitais, Alinhamento e fontes jornalistas; Técnicas e práticas do jornalismo de verificação de factos; Redes sociais e gestão de comunidades; Métodos e ferramentas de recolha de informação aberta na internet; Jornalismo de dados e visualização de informação; e Métodos de análise multimédia.

Toda a informação sobre a pós-graduação está disponível AQUI.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network