Estreia hoje o Polígrafo/SIC, um programa televisivo exclusivamente dedicado ao fact-checking (verificação de factos), inédito em Portugal. Trata-se de uma parceria entre o Polígrafo e a SIC que vão produzir em conjunto os respetivos conteúdos. Apresentado pelo jornalista Bernardo Ferrão, o programa terá regularidade semanal, às segundas-feiras, no "Jornal da Noite" da SIC e prosseguindo depois na SIC Notícias com um espaço de análise mais aprofundada.

poligrafo
O jornalista Bernardo Ferrão apresentará o Polígrafo/SIC

No primeiro segmento, integrado no "Jornal da Noite", serão apresentados um fact-check sobre o tema nacional da semana, um fact-check sobre um tema internacional e ainda uma fake news gerada na Internet, entre outros conteúdos exclusivos. Sob o princípio elementar de apuramento da verdade dos factos, contra a difusão de falsidades, manipulações e demais exercícios de desinformação.

poligrafo

O segundo segmento prossegue na SIC Notícias, por volta das 21h30m, com um espaço de aprofundamento dos temas anteriormente lançados. Bernardo Ferrão estará então acompanhado em estúdio pelo diretor do Polígrafo, Fernando Esteves. Os fact-checks serão objeto de análise e debate. Haverá entrevistados sempre a que a atualidade justifique.

"No Polígrafo/SIC não haverá opiniões - existirão factos, factos, factos. Não haverá julgamentos sumários - teremos um confronto de ideias que serão frequentemente conflituantes. Não haverá jornalismo monocromático – porque a realidade nem sempre é preta ou branca. Não haverá, por fim, narrativas pré-estabelecidas - contem antes com um esforço apaixonado para chegar à verdade", destaca-se hoje em editorial no Polígrafo.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.