Os galardões,  anunciados durante uma cerimónia organizada online, foram atribuídos no âmbito da oitava edição dos Prémios Meios & Publicidade de Comunicação, destinados a distinguir tudo o que de melhor se faz em Portugal no sector da comunicação e dos media. O Polígrafo venceu em duas categorias:

  • Digital/Social/Influenciadores (melhor site)
  • Tecnologias de Informação, Media e Telecomunicações

Para Fernando Esteves, fundador e diretor do Polígrafo, “os prémios são a consequência natural de um projeto que muito rapidamente se impôs no ecossistema mediático português pela sua originalidade e pelo seu propósito. Num mundo tão polarizado em que diariamente se travam guerras entre forças opostas como a esquerda e a direita, a verdade e mentira, o facto e o rumor, o bem e o mal, o fact-checking é fundamental. As pessoas acreditam cada vez menos na informação que lhes chega. Isso conduz à apatia e ao relativismo. A realidade e a ficção deixam crescentemente de se distinguir, e isso pode dar origem a sociedades embriagadas e, portanto, permeáveis à eclosão de mensagens populistas e anti-democráticas. Ora, no Polígrafo acreditamos nas virtudes da democracia liberal e à nossa escala temos feito tudo para a defender através do nosso trabalho diário, porque não há democracia nem liberdade sem bom jornalismo.”

Esta é mais uma de muitas conquistas registadas pelo Polígrafo desde que, em Novembro de 2018, foi lançado durante a Web Summit que se realizou em Lisboa. Desde então, através do exercício diário de escrutínio da verdade no espaço público tornou-se uma referência de rigor e transparência na sociedade portuguesa e um case study a nível nacional e internacional. Neste momento há várias teses de mestrado e de doutoramento em curso, em Portugal e no Brasil, que têm o Polígrafo como objeto de estudo.

Para Fernando Esteves, fundador e diretor do Polígrafo, “os prémios são a consequência natural de um projeto que muito rapidamente se impôs no ecossistema mediático português pela sua originalidade e pelo seu propósito (...) no Polígrafo acreditamos nas virtudes da democracia liberal e à nossa escala temos feito tudo para a defender através do nosso trabalho diário, porque não há democracia nem liberdade sem bom jornalismo.

Também o Polígrafo SIC – a extensão do projeto em televisão, que ontem também venceu uma menção honrosa na categoria “Parceria de Media” -, é um sucesso editorial e de audiências, com uma média de espectadores superior a 1,3 milhões de pessoas.

premios

O projeto não tem parado de crescer. Depois da criação do jornal online e do Polígrafo SIC, em outubro de 2020 chegou o Polígrafo NiTfm, um programa semanal de rádio feito em parceria com a NiTfm.

A qualidade editorial e a transparência do Polígrafo foram reconhecidas pela International Fact-Checking Network, a organização que funciona na orla do prestigiado Poynter Institute e que agrega os melhores projetos mundiais de fact-checking. Também o Facebook, a maior rede social do mundo, se associou ao Polígrafo para o combate à desinformação, no âmbito do Third Party, o programa criado pela empresa fundada por Mark Zuckerberg para rastrear as informações falsas que todos os dias circulam na rede.

Fique com uma listagem dos prémios conquistados pelo Polígrafo desde o ano de 2019:

Prémios Meios & Publicidade de Criatividade e Inovação:

  • Grande Prémio do Júri
  • Lançamento de Projeto Digital
  • Inovação Editorial
  • Lançamento de Jornal
  • Inovação em Media (Polígrafo SIC)

Prémios Meios & Publicidade de Comunicação (2019):

  • Digital/Social/ Influenciadores (melhor site)
  • Melhor projeto de Tecnologias de Informação/Media e Telecomunicações

Prémios Meios & Publicidade de Comunicação (2020):

  • Digital/Social/ Influenciadores (melhor site)
  • Melhor projeto de Tecnologias de Informação/Media & Telecomunicações
  • Menção honrosa, juntamente com a SIC, para o Polígrafo SIC na categoria "Parceria de Media"

Prémios Navegantes:

  • Melhor Site de Media
  • Projeto Revelação Digital

Siga-nos na sua rede favorita.
International Fact-Checking Network