O Polígrafo aderiu a uma coligação internacional de jornais de fact-checking unicamente vocacionada para lutar contra a pandemia de desinformação sobre as vacinas para a Covid-19. Coordenada pelo jornal argentino Chequeado, a LatamChequea é constituída por mais de duas dezenas de membros de vários países, todos com um traço comum: a língua castelhana.

A única excepção é o Polígrafo. Segundo Fernando Esteves, diretor do Polígrafo, “é com grande entusiasmo que integramos mais um projeto de jornalismo colaborativo. Desde sempre que defendo que, no que respeita ao combate à desinformação, todos somos poucos para o fazer com eficácia. É, pois, com enorme satisfação que nos juntamos a tantos e tão bons colegas de vários países. A ameaça é global e deve ser combatida de forma global”.

Com o apoio da Google News Initiative, a coligação trabalhará com o objetivo de alcançar três grupos específicos:

- Idosos: sabemos que são especialmente vulneráveis à Covid-19, mas também que podem ser especialmente vulneráveis à desinformação. Por isso, criaremos linhas WhatsApp para onde podem enviar conteúdos suspeitos e responderemos com informação verificada e baseada em provas.

- Populações indígenas: em áreas da América Latina onde há povos indígenas, especialmente em comunidades isoladas com pouco acesso à informação, serão gerados áudios em diferentes línguas para que possam ser transmitidos nas rádios locais.

- 18-26 anos: como se trata de uma população que não identifica necessariamente a Covid-19 como um grande risco para a saúde, podem estar mais relutantes em ser vacinados. É por isso que trabalharemos com os influenciadores para lhes fornecer informação fiável sobre vacinas.

Segundo Fernando Esteves, diretor do Polígrafo, “é com grande entusiasmo que integramos mais um projeto de jornalismo colaborativo. Desde sempre que defendo que, no que respeita ao combate à desinformação, todos somos poucos para o fazer com eficácia.

Além do Polígrafo, as organizações que irão participar neste projecto são as que se seguem:

  •  Salud con Lupa e EFE Verifica, com alcance regional
  • Chequeado e Desconfío na Argentina
  • Bolívia Verifica
  • Aos Fatos, Estadão e Lupa, do Brasil
  • MalaEspina Check, do Chile
  • ColombiaCheck e La Silla Vacía, da Colômbia
  • La Voz de Guanacaste, da Costa Rica
  • EquadorChequea e GK, do Equador
  • Maldita, de Espanha
  • Agencia Ocote, da Guatemala
  • Animal Político e Verificado, do México
  • El Surti, do Paraguai
  • Convoca, Ojo Público e Verificador de La República, do Peru

Além da LatamChequea, o Polígrafo também integra a CoronaVirusFacts Alliance, esta coordenada pela International Fact-Checking Network, a organização que agrega os principais projectos de fact-checking mundiais. No âmbito desta coligação, formada por mais de uma centena de parceiros, já foram desmentidas acima de 10 mil falsidades publicadas um pouco por todo o mundo.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network