O Facebook Journalism Project anunciou hoje, dia 26 de agosto, o lançamento do primeiro "Accelerator Challenge" para 14 dos seus parceiros independentes de verificação de factos. O programa vai começar no início de outubro de 2021 e destina-se a ajudar publicações de notícias locais a prosperar e construir negócios sustentáveis.

Até ao início de 2021, o "Accelerator Challenge" já tinha sido desenvolvido em cerca de 175 redações mundiais, todas elas ligadas à imprensa tradicional. Chega agora ao universo da verificação de factos e o Polígrafo integra o primeiro lote de participantes. O programa, que se prolonga por 10 semanas, está delineado para ajudar a estruturar audiências envolvidas e leais.

"No combate contra a desinformação, nós sabemos que é importante não apenas reduzir a disseminação de conteúdo enganador, mas também elevar a informação rigorosa. O Acelerador vai permitir-nos apoiar os nossos parceiros independentes de verificação de factos nesta missão, enquanto procuram alcançar audiências mais amplas e conectar profundamente com os seus leitores", afirmou Keren Goldshlager, líder da equipa de Parcerias de Integridade das Notícias do Facebook.

Por seu lado, Fernando Esteves, director do Polígrafo, considera que esta é mais uma demonstração do reconhecimento da qualidade do Polígrafo: "Fomos escolhidos entre um universo de muitas dezenas de projectos de todo o mundo. A aposta em nós diz muito sobre a utilidade e pertinência do trabalho que temos vindo a desenvolver desde Novembro de 2018."

Facebook

O "Accelerator Challenge" para verificadores de factos baseia-se em quatro pilares: workshops virtuais em que os participantes ouvem especialistas e participam em exercícios práticos; ligações semanais com um coach dedicado e especializado de classe mundial; financiamento para executar projetos utilizando as lições aprendidas; uma comunidade de prática compartilhada na qual as pessoas trabalham juntas para apoiar o progresso umas das outras.

Fernando Esteves, director do Polígrafo, considera que esta é mais uma demonstração do reconhecimento da qualidade do Polígrafo: "Fomos escolhidos entre um universo de muitas dezenas de projectos de todo o mundo. A aposta em nós diz muito sobre a utilidade e pertinência do trabalho que temos vindo a desenvolver desde Novembro de 2018."

O programa é liderado pelo Blue Engine Collaborative, um consórcio de assessores e consultores focados em impulsionar o crescimento de audiência digital e receitas, fundado por Tim Griggs, um antigo executivo dos jornais The New York Times e Texas Tribune. As sessões vão incluir lições sobre como desenvolver produtos e estratégias que captem leitores de volta à análise de qualidade e verificação de factos que são fornecidas pelos participantes do programa.

"Estas organizações de verificação de factos e o seu trabalho são essenciais para informar, moldar e fortalecer nossas sociedades e comunidade global", afirmou Griggs. "Estamos muito entusiasmados para trabalhar com estas equipas em soluções que reúnam o seu compromisso de transmitir a verdade aos leitores, de forma a ampliar e aprofundar o envolvimento com o seu jornalismo".

Eis as publicações que vão integrar o primeiro "Accelerator Challenge" para verificadores de factos:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
International Fact-Checking Network