De acordo com um estudo realizado pelo MediaLab, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), na semana que ficou marcada pelos debates televisivos entre os candidatos às legislativas, o Polígrafo foi o órgão de comunicação social português com mais interações no Twitter/X. M
O sócio do Polígrafo e líder da Media9Par, que detém os jornais "Novo" e "Jornal Económico", bem como as licenças da Forbes Portugal e África Lusófona, foi distinguido pela sua credibilidade e pela sua atuação destacada nos domínios do empreendedorismo e do impacto social.
Inédita em Portugal, destina-se a profissionais da comunicação, marketing, relações públicas e áreas afins, mas também a todos os cidadãos que se preocupam ou lidam com as consequências da desinformação.
Para gerir os seus investimentos na área da comunicação social, o grupo liderado por N'Gunu Tiny anunciou a criação da subsidiária Media9Par, que se dedicará ao lançamento de novos projetos direcionados aos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Um projeto do Polígrafo dedicado ao fact-checking sobre matérias ambientais acaba de obter um financiamento do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian financiada pela Google. Estão também previstas ações no campo da literacia mediática, dirigidas aos mais
O site do Observatório Ibérico dos Meios Digitais - Iberifier, projeto que vai acompanhar a atividade de investigação sobre o ecossistema mediático ibérico e de várias plataformas de verificação de factos, já foi divulgado e está online. O Polígrafo é um dos parceiros.
Lançada no final de 2020, a Google News Showcase é uma plataforma onde os órgãos de comunicação podem partilhar alguns dos seus conteúdos de forma autónoma. Além disso, os leitores conseguem aceder de forma grátis a artigos que, no site de origem, são exclusivos para subscritores. Em Portugal, a ini
Atribuída pelo jornal Meios & Publicidade, a distinção, que partilha com a rádio NiTfm, junta-se a outras 11 que desde Novembro de 2019, data de criação do Polígrafo, premiaram um projeto que entretanto de transformou num case study de sucesso.
Juntamente com outras 13 organizações de 11 países diferentes, o Polígrafo participará no primeiro "Accelerator Challenge" organizado exclusivamente para plataformas de verificação de dados.
O Polígrafo é uma das 23 instituições portuguesas e espanholas que irão criar um observatório para investigar os meios digitais e identificar as ameaças de desinformação. Com um financiamento de 1,47 milhões de euros, o IBERIFIER é um dos oito polos regionais que farão parte do Observatório Europeu
Coordenada pelo jornal argentino "Chequeado", tem como objetivo identificar e desmentir as falsidades veiculadas sobre as vacinas para a Covid-19. A coligação agrega 22 plataformas de "fact-checking" oriundas de vários países latino-americanos. O Polígrafo é o único jornal português presente.
O Polígrafo acaba de juntar à sua galeria mais duas distinções. Atribuídas pelo jornal Meios & Publicidade, juntam-se às restantes nove que o primeiro jornal português de fact-checking conquistou desde a sua fundação, em Novembro de 2019. Também o Polígrafo SIC – a extensão do projeto em televisão -
Semanalmente, políticos, comentadores e distribuidores de falsidades nas redes sociais serão escrutinados. O programa será conduzido pelo Diretor-Executivo da NiTfm, Rui Barros, e chegará a milhões de pessoas, nomeadamente os frequentadores das 56 estações de metropolitano de Lisboa, com quem a esta
A International Fact-Checking Network (IFCN), aliança global que reúne, no Poynter Institute, mais de 90 organizações que se dedicam à verificação de factos, lança hoje, dia 4 de agosto, a versão em português do seu "chatbot" para o WhatsApp. O "chatbot" da IFCN foi desenvolvido para enfrentar o des
Depois de já ter aderido à CoronaVirusFactsAlliance, em língua inglesa, e à LatamChequea, em língua castelhana, o Polígrafo faz parte da Corona Verificado, uma base de dados com "fact-checks" sobre o novo coronarírus, em língua portuguesa. Está no ar a partir de hoje, Dia Mundial da Língua Portugues
A Latam Chequea agrega cerca de 30 plataformas de fact-checking. Coordenada pelo jornal argentino Chequeado, tem como objetivo identificar e desmentir as falsidades que têm sido abundantemente veiculadas desde o início da pandemia provocada pelo novo Coronavírus.
A partir de hoje, todos os conteúdos produzidos pela redação do Polígrafo sobre o coronavírus serão validados cientificamente pela Direção-Geral da Saúde, o organismo máximo de saúde pública em Portugal.
Já estão na redação do Polígrafo os dois prémios com que ontem o primeiro jornal de Fact-Checking português foi galardoado. Atribuídos pelo jornal Meios & Publicidade, juntam-se aos restantes sete que o Polígrafo conquistou durante o ano de 2019.
Passados apenas oito meses após a sua criação, o Polígrafo firma uma parceria com a maior rede social do mundo. Objetivo: verificar a veracidade das informações que são colocadas a circular naquela plataforma.
Não foi um, não foram dois, nem três, nem quatro: foram cinco os prémios que o Polígrafo venceu ontem à noite na gala do jornal Meios & Publicidade. Um sucesso estrondoso que distingue a qualidade e a transparência de um projeto único em Portugal