O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Polígrafo ministra workshop a jovens fact-checkers do projeto “Geração V”

Nasceu hoje, 12 de janeiro, o projeto "Geração V - em nome da Verdade" que traz para a verificação de factos o olhar de jovens fact-checkers sobre temas de bandeira da sua geração. Para que tenham as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo ministrou um workshop de "Introdução ao fact-checking" ao grupo constituído por jovens entre os 15 e os 22 anos.

O grupo de jovens fact-checkers, com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos, que integra o projeto “Geração V – em nome da Verdade” participou ontem e hoje (11 e 12 de janeiro) a um workshop de “introdução ao fact-checking” ministrado por Fernando Esteves, o diretor do Polígrafo, Filipe Pardal, diretor de operações, e Marta Ferreira, jornalista e coordenadora do projeto.

O momento de aprendizagem deu a conhecer aos jovens o que é exatamente uma verificação de factos e como escrever um bom texto que dê ao leitor as ferramentas necessárias para que ele mesmo possa confirmar que aquilo que o jornalista escreve corresponde à verdade dos factos.

Como identificar desinformação? Como verificar uma imagem? E um vídeo? Estas foram algumas das questões respondidas num workshop de partilha de conhecimento, em que as ferramentas e fontes documentais a que os jovens podem recorrer estiveram em destaque.

Com o objetivo de garantir a formação adequada e personalizada a cada um dos participantes, houve espaço a perguntas, esclarecimento de dúvidas e dificuldades que possam surgir pelo caminho.

Quanto aos temas, são prioritários os que mais tocam na juventude como a educação, o ambiente, a saúde mental e as questões relacionadas com a identidade de género.

O resultado do trabalho destes jovens fact-checkers será devidamente editado pela equipa do Polígrafo e partilhado no site e em todas as plataformas, nomeadamente nas redes sociais.

A iniciativa vai além dos trabalhos que serão publicados na secção autónoma no site do Polígrafo em que serão divulgados os textos produzidos. Pretende-se que os jovens fact-checkers estejam mais conscientes da desinformação que diariamente lhes chega aos ecrãs e que possam verificá-la não só para estarem mais bem informados, mas também para partilharem essa literacia adquirida com o seu núcleo próximo.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque