O que é o fact-checking? O que faz um fact-checker? Ou como distinguir informação credível de desinformação? Estas foram apenas algumas das questões às quais o Polígrafo respondeu numa ação de literacia digital dada a jovens do 9.º ano da Escola Básica Avelar Brotero, em Odivelas.
A palestra foi conduzida por Marta Ferreira, jornalista e coordenadora do projeto “Geração V”, e Filipe Pardal, diretor de operações do Polígrafo, e contou com uma apresentação do trabalho desenvolvido no jornal sobre o que faz exatamente um fact-checker.
Direcionado para jovens prestes a entrar no ensino secundário, e que convivem diariamente com a realidade das redes sociais, o momento de aprendizagem desvendou algumas pistas para que possam identificar informação falsa ou manipulada quando a veem, e estimular um pensamento mais crítico em relação à informação que consomem.
Os vídeos e imagens manipulados com recurso a inteligência artificial foram também abordados durante a palestra, assim como perguntas a fazer quando se está diante de algum conteúdo antes de o considerar verdadeiro.
De forma a garantir um momento de aprendizagem personalizado, houve tempo para dúvidas e perguntas lançadas aos jovens participantes.
O grupo ficou ainda a conhecer o projeto “Geração V – em nome da Verdade” que traz para a verificação de factos o olhar de jovens fact-checkers – dos 15 aos 22 anos – sobre temas de bandeira da sua geração como a educação, o ambiente, a saúde mental e as questões relacionadas com a identidade de género.
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Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.