A deputada do PSD admitiu hoje a autoria do acto que deu origem à polémica sobre a validação das falsas presenças do Secretário Geral do PSD no Parlamento. Garantiu que o fez de forma "inadvertida", por não conhecer o sistema informático, o que é impossível de acontecer na prática.
Reagindo às previsões de Outono da UE divulgadas a 8 de novembro o líder do PS garantiu que a UE se tem enganado nos últimos anos sobre as metas da economia nacional. Está correto.
O ex-secretário de Estado do PS (que caiu na sequência do chamado Galpgate) afirmou que há outro responsável na polémica que afeta o secretário geral do PSD: quem validou as suas presenças. Tem razão, mas a declaração precisa de mais contexto.
Uma imagem que se tornou viral nas redes sociais dava o ex-Presidente brasileiro como sendo dono de um dos maiores jornais do Brasil. Verificada a informação, concluiu-se que tal não é verdade.
Miguel Sousa Tavares: "Se [os juízes] não são funcionários públicos para efeitos de estarem sob a alçada disciplinar e hierárquica do poder político, também não podem ser funcionários públicos para fins sindicais." A sua tese é genericamente correta.
No seu programa de comentário semanal, o líder parlamentar do PS afirmou: "Os juízes portugueses ganham mais, comparativamente, do que os juízes franceses, belgas, luxemburgueses, finlandeses, suecos, noruegueses, suíços e alemães.” Tem razão.
O primeiro-ministro tem vindo a ser criticado por, a propósito do escândalo do desaparecimento de armas em Tancos, ter alegadamente sugerido ao Presidente da República que contivesse a "ansiedade". Analisadas as declarações com rigor, não se confirma que o tenha feito.
O comentador da SIC criticou duramente a greve dos juízes, declarando que sempre foi contra, mesmo quando estava na política ativa. Analisadas as suas declarações sobre o tema ao longo dos anos, conclui-se que manteve coerência de pensamento.
O deputado tem presenças validadas em reuniões plenárias às quais faltou. Confrontado pelo "Expresso", admite que alguém possa ter utilizado a sua palavra-passe para o registar. Mas o máximo que lhe pode acontecer é perder um dia de vencimento.
Uma notícia garante que Cuba produziu uma vacina que é muito eficaz no combate ao cancro do pulmão, mas um especialista em oncologia da Fundação Champalimaud assegura que não há evidência científica da sua eficácia.
As redes sociais explodiram em fúria contra a socialista Isabel Moreira pelo facto de a deputada ter pintado as unhas durante um debate parlamentar. O acto, visto por muitos como uma agressão à dignidade parlamentar, não viola qualquer regulamento.
Na TVI, Manuela Ferreira Leite acusou o Governo de pretender reduzir o valor das propinas para todos os alunos, independentemente da sua capacidade financeira. A proposta de lei do OE2019 dá-lhe razão.
Analisando os resultados das eleições brasileiras, o comentador da TVI acusou o ex-presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, de comprar votos no Congresso para se manter no poder. Não é uma acusação rigorosa.
No encerramento do debate sobre o OE2019, o líder comunista atribuiu ao PCP os méritos políticos da proposta de atribuição gratuita de manuais escolares nos 12 anos de escolaridade obrigatória. Os factos dão-lhe razão.
O líder parlamentar do PS afirmou esta noite que "enquanto nos últimos dois anos a carga fiscal no conjunto da União Europeia aumentou 0,5 pontos percentuais, em Portugal diminuiu 0,3 pontos percentuais”. Os números oficiais dão-lhe razão.
Um vídeo difundido hoje no YouTube revela uma conversa telefónica entre o presidente do Benfica e o empresário de futebol César Boaventura. Nela, Vieira negoceia a venda de Rui Vitória a um clube inglês. Ainda se desconfiou da validade da gravação, mas ela é verdadeira.
No seu programa de comentário de domingo à noite, Marques Mendes acusou Mário Centeno de ter feito um "truque", construindo dois orçamentos: um para consumo interno, outro para agradar à Europa. Os dados dão-lhe razão.
Um boato posto a circular nas redes sociais brasileiras garantia que dois carros-bomba tinham sido apreendidos e que os mesmos seriam utilizados num atentado contra Bolsonaro - o que é falso.
O treinador do Benfica garantiu em conferência de imprensa que é o treinador do Benfica com maior rácio de vitórias na Liga dos Campeões. É falso: Jorge Jesus tem melhores resultados.
Em entrevista ao Observador, Pedro Nuno Santos afirmou que "a Saúde não tem cativações“. Uma análise dos dados oficiais demonstra que em anos anteriores houve cativações. Quanto a 2018, ainda é cedo para tirar conclusões definitivas
O socialista afirmou que, desde que Mário Centeno é ministro das Finanças, nunca mais houve orçamentos retificativos - e que o défice fica sempre abaixo das estimativas. Está certo.
A propósito do caso das armas desaparecidas (e posteriormente encontradas) em Tancos, o líder do PSD afirmou que discordava da ida de António Costa a uma comissão parlamentar de inquérito porque nenhum primeiro-ministro o tinha feito anteriormente. Não é verdade.
Uma mensagem viral colocada a circular no WhatsApp divulga resultados de uma alegada sondagem do Instituto Paraná Pesquisas. A Agência Pública investigou o tema e concluiu que essa sondagem não existe.