“Alta qualidade, fact-checks atualizados e foco nos temas nacionais”. A avaliação do maior e mais importante projeto de organizações independentes de fact-checking chegou hoje à redação do Polígrafo, que passa assim a integrar o grupo que discute e define os padrões de independência, transparência e qualidade metodológica e jornalística que devem orientar os esforços para combater a desinformação: a European Fact-Checking Standards Network.
Esta acreditação obriga a que os membros se comprometam com os padrões descritos no Código Europeu de Padrões para Organizações Independentes de Verificação de Factos, publicado em setembro de 2022. O Código Europeu de Padrões e a EFCSN estão abertos a organizações dedicadas à verificação de factos, como o Polígrafo, e que recorram a um método baseado em evidências para verificar a precisão das alegações feitas na esfera pública. As organizações devem ainda ter um foco substancial e demonstrável em países que façam parte do Conselho da Europa, Kosovo ou Bielorrússia.
“A associação à EFCSN traduz-se no compromisso rigoroso de uma organização de fornecer informações precisas de forma ética e transparente. Os membros concentram-se em assuntos de interesse público e têm um histórico comprovado de excelência, integridade e responsabilidade“, descreve a organização.
“A certificação pela EFCSN é mais um reconhecimento da excelência dos nossos conteúdos”, considera Fernando Esteves, diretor do jornal. “O Polígrafo é hoje um dos projectos de fact-checking mais respeitados do mundo e deve estar onde estão todos os jornais de referência. Desse ponto de vista, sermos distinguidos com a entrada numa organização tão exigente é algo que nos satisfaz e que nos motiva ainda mais a sermos um farol no que respeita à qualidade dos nossos conteúdos e à transparência dos nossos métodos”, acrescenta.
O Polígrafo passa ainda, de acordo com o artigo 9 dos estatutos da EFCSN, a ter representação de um delegado na Assembleia de voto, delegado-secundário e ainda um terciário, que possa falar em nome da organização. Cada membro do EFCSN representa um voto.