O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Zelensky protagonizou matança de políticos corruptos em vídeo de campanha eleitoral?

Ucrânia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O atual presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, continua a ser um dos temas mais "quentes" das redes sociais. Desta vez surgiu um vídeo no Twitter em que se vê o antigo comediante a pegar em duas metralhadoras e disparar contra um grupo de políticos. Alega-se que terá sido um vídeo produzido para a campanha da eleição presidencial ucraniana de 2019, que venceu com mais de 70% dos votos.

“Zelensky em 2019 na campanha eleitoral”, lê-se num dos tweets que difundem o vídeo em causa. Nas imagens aparece o atual presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a pegar em duas metralhadoras e disparar contra um grupo de políticos corruptos.

Entre os comentários alega-se que terá sido um vídeo produzido para a campanha da eleição presidencial ucraniana de 2019, que Zelensky venceu com mais de 70% dos votos.

Verdadeiro ou falso?

Na realidade, o vídeo que está a circular nas redes sociais é um excerto de um filme que Zelensky protagonizou em 2016, quando ainda trabalhava como ator e comediante (pode ver aos 4:45 do filme disponível no YouTube).

A longa-metragem “O Servo do Povo 2” é uma sequela da série televisiva com o mesmo título que foi transmitida entre 2015 e 2019. Tanto no filme como na série, o agora presidente da Ucrânia interpreta a personagem que dá pelo nome de Vasyl Petrovych Holoborodko, um professor que é eleito presidente da Ucrânia com a preciosa ajuda de um vídeo que se torna viral nas redes sociais, filmado por um dos seus alunos, que difunde um seu discurso contra a corrupção do Governo e dos políticos do seu país.

Realizado por Aleksey Kiryushchenko, o filme foi mesmo nomeado nas categorias de melhor filme, melhor ator e melhor ator secundário nos “Golden Dzyga”, uma cerimónia de prémios do cinema ucraniano, mas não arrecadou qualquer galardão.

Antes de enveredar pela atividade política, Zelensky trabalhou como ator, comediante e guionista. Da ficção para a realidade, em 2019 tornou-se o primeiro presidente de origem judaica da Ucrânia, com mais de 70% dos votos, ao concorrer pelo partido com o nome da série e do filme que protagonizou.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes