O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Zelensky comprou mansão na Flórida por 35 milhões de dólares? Não, a casa ainda está à venda

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Várias publicações das redes sociais afirmam que o presidente ucraniano comprou uma mansão na Flórida por 35 milhões de dólares (mais de 32 milhões de euros). No entanto, não há nenhum facto que suporte essa alegação e a moradia referida ainda está disponível para venda.

Escreve-se nas redes sociais que o Presidente da Ucrânia terá comprado uma mansão na Flórida, Estados Unidos da América, por 35 milhões de dólares (mais de 32 milhões de euros). Várias destas publicações incluem uma imagem da casa alegadamente comprada por Volodymyr Zelensky.

Alguns utilizadores das redes sociais partilham a opinião de que esta suposta compra só foi possível graças aos 40 mil milhões de dólares que os Estados Unidos decidiram doar à Ucrânia a 19 de maio.

Contudo, a alegação publicada nas redes sociais é totalmente falsa, dado que não há nenhuma prova de que o presidente ucraniano tenha comprado uma mansão nos Estados Unidos da América.

O Polígrafo fez uma pesquisa pela fotografia da casa alegadamente comprada por Zelensky, através da ferramenta “Google imagens”. Um dos resultados desta busca remeteu para um artigo do site “Mansion Global”, publicado em dezembro de 2021, que descreve a mansão como uma “villa à beira-mar em Sunny Isles Beach, Florida, com interiores de todo o mundo”.

No final do texto, encontra-se uma hiperligação que remete para o anúncio original publicado no site da corretora de imóveis “ONE Sotheby’s International Realty”. Nessa página é possível verificar que a casa está à venda atualmente por 11 milhões e meio de dólares (mais de 10 milhões de euros).

Através do chat disponível na página da corretora, uma assistente online da empresa confirmou ao Polígrafo que a casa ainda se encontrava disponível para venda naquele dia (6 de junho de 2022), ou seja, nada indica que a mansão tenha sido comprada por Volodymyr Zelensky.

Além disso, nenhum órgão de comunicação de referência noticiou a compra de uma casa na Florida por parte do presidente ucraniano. Isto permite concluir que a informação partilhada nas redes sociais é falsa, dado que não há qualquer evidência que comprove as alegações.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque