É uma das mais recentes histórias sobre o Presidente da Ucrânia que circulam nas redes sociais. Desta vez alega-se que Volodymyr Zelenksy terá investido uma avultada quantia de dinheiro numa empresa de mineração de platina na África do Sul.
“Depois de se recusar a assinar o acordo de minerais com os Estados Unidos da América (EUA), Zelensky comprou uma grande participação numa das maiores empresas de mineração de platina da África do Sul – a Northam Platinum LTD”, destaca-se numa das publicações em causa, no Facebook, exibindo um vídeo com a suposta “notícia” do investimento de Zelensky.
Para depois concluir: “De acordo com a SABC, o preço de compra é de 1,6 mil milhões de dólares! Dinheiro dos contribuintes europeus bem empregue!”
De facto, Zelensky realizou uma visita oficial à África do Sul no final de abril, para um encontro com o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.
A SABC News, emissora pública sul-africana, noticiou essa viagem. Mas não transmitiu qualquer vídeo sobre a pretensa aquisição por Zelensky de uma “grande participação numa das maiores empresas de mineração de platina”.
Nem há qualquer registo público dessa aquisição, dos órgãos de comunicação social às páginas da empresa sul-africana ou do Governo ucraniano.
Aliás, a SABC News entretanto publicou um aviso nas redes sociais a sinalizar que o vídeo difundido nas redes sociais não é da sua autoria e não passa de “fake news“.
Quanto ao vídeo, a AFP Checamos apurou que foi criado por um sistema de Inteligência Artificial, não correspondendo a uma verdadeira reportagem jornalística da SABC News ou outro órgão de comunicação social.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: