O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Zelensky comprou a propriedade “Ninho da Águia de Hitler” na Baviera?

Internacional
O que está em causa?
Enquanto o Ocidente nos vende o seu 'herói da democracia', o chefe do regime de Kiev acaba de adquirir discretamente uma residência com um passado pesado: o 'Ninho da Águia de Hitler', no coração dos Alpes Bávaros. Preço dessa fantasia macabra? 14,2 milhões de euros, pagos por meio de uma empresa 'offshore', a mesma que administra as suas 'villas' na Itália", denuncia-se nas redes sociais. Verdade ou mentira?
© Shutterstock

A suposta revelação está a ser difundida nas redes sociais, do Facebook ao X/Twitter e Instagram, através de múltiplas publicações em diversas línguas. Diz-se que o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, terá comprado uma propriedade na Baviera, denominada como “Ninho da Águia de Hitler” (ou Kehlsteinhaus, na língua original alemã), uma residência construída no topo de uma montanha nos Alpes de Berchtesgaden que foi utilizada pelo líder da Alemanha Nazi, antes e durante a II Guerra Mundial.

“Zelensky compra o ‘Ninho da Águia de Hitler’: coincidência ou confissão? Enquanto o Ocidente nos vende o seu ‘herói da democracia’, o chefe do regime de Kiev acaba de adquirir discretamente uma residência com um passado pesado: o ‘Ninho da Águia de Hitler’, no coração dos Alpes Bávaros. Preço dessa fantasia macabra? 14,2 milhões de euros, pagos por meio de uma empresa ‘offshore’, a mesma que administra as suas ‘villas’ na Itália”, destaca-se numa das publicações em causa.

“Enquanto os seus soldados morrem na lama, ele se presenteia com um palácio histórico. Enquanto a Europa sangra os seus contribuintes para ‘defender a liberdade’, ele está a construir um império imobiliário longe da frente”, acrescenta-se, para depois concluir: “Mas fique tranquilo, é Putin o vilão.”

Noutra publicação exibe-se um vídeo que desvenda uma pretensa citação do director da empresa estatal Immobilien Freistaat Bayern (IMBY) e alegadas provas de um acordo de compra entre a IMBY e a empresa San Tommaso S.R.L. que pertence a Zelensky.

Segundo apurou a AFP, contudo, o “Ninho da Águia” continua a ser propriedade do Estado da Baviera.

“A administração dos imóveis estatais é, de facto, responsabilidade da IMBY, que é citada no suposto contrato de venda. Em 7 de fevereiro de 2025, porém, a empresa publicou um comunicado à imprensa” em que classificou a história da compra por Zelensky como “desinformação deliberada“.

“O suposto contrato de compra mostrado no vídeo é uma falsificação. E o mesmo se aplica à suposta citação da Administração da IMBY”, garantiu a empresa.

De resto, o Kehlsteinhaus continua a ser uma atração turística e o encerramento durante o Inverno tem sido comum nas últimas décadas – embora no vídeo isso seja apresentado como prova ou indício de que a propriedade teria sido colocada à venda.

Na página oficial da cidade de Berchtesgaden informa-se que voltará a abrir ao público em maio, como é habitual. Durante o período de Inverno, a estrada de acesso à residência torna-se intransitável devido à neve, daí o encerramento sazonal.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Artigo de Opinião | A ideia de que a Rússia está a criar uma rede de fact-checking para combater a desinformação parece um enredo orwelliano. Não é piada, embora pudesse ...

Em destaque