O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Yulia Navalnaya foi acusada pela mãe de Alexei Navalny de lucrar com a morte do marido?

Geração V
O que está em causa?
Circula um áudio na rede social X onde se afirma que a voz da gravação é a de Lyudmila Navalnaya, mãe do principal opositor de Vladimir Putin. Nesse áudio, a mãe de Alexei Navalny faz, aparentemente, várias acusações a Yulia Navalnaya, acusando-a de "lucrar" a morte do marido. Será verdade? O Polígrafo verifica.

Na rede social X está a circular um vídeo, ilustrado com as fotografias de Lyudmila e Yulia Navalnaya, mãe e viúva do principal opositor russo de Putin, com o áudio alegadamente da mãe de Alexei Navalny, tendo este morrido na prisão onde se encontrava a cumprir uma pena de 30 anos por vários crimes.

O áudio revela que a mãe de Alexei Navalny, alegadamente, faz várias acusações contra a companheira do filho. A acompanhar este vídeo, indica-se que Lyudmila disse que Yulia Navalnaya não via o marido “há dois anos”, que “o forçou a ir para a Rússia”, que o “forçou a colocar todo o património em seu nome”, que surge “com outro homem em público” e que está a “lucrar com a sua morte”.

Será verdade?

Não, o áudio foi gerado por inteligência artificial. Numa análise atenta ao mesmo, é possível notar que a voz é bastante monótona, sem oscilações normais de discurso, principalmente ao ser comparada com a voz real da mãe do ativista, quando a mesma veio a público revelar que estaria a ser pressionada para aceitar a realização de um funeral “secreto” (como pode ouvir aqui).

Na era em que vivemos existem múltiplas ferramentas para detetar este tipo de manipulações, tal como já foi abordado no Polígrafo. Uma delas é, por exemplo, a DeepFake-O-Meter, uma ferramenta desenvolvida pela Universidade de Buffalo que permite detetar conteúdos que utilizam inteligência artificial. 

Ao submeter o vídeo para análise nesta ferramenta, verifica-se que o conteúdo é “falso“.

Assim, o áudio foi manipulado e a informação nela presente é falsa

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes