Uma hiperligação que dá acesso a um suposto sorteio promovido pela Worten foi enviada ao Polígrafo por vários leitores, com a intenção de verificar se a loja de eletrodomésticos está a oferecer trotinetes elétricas.

Acedemos à referida página no dia 22 de março de 2022. À chegada, o internauta é imediatamente parabenizado, uma vez que foi "selecionado aleatoriamente para participar" num inquérito.

"Só demora um minuto e poderá ganhar um prémio - o Xiaomi Mi Pro 2! A Worten está a celebrar o seu 65º aniversário este ano. Para assinalar a ocasião, a Worten oferece 100 lambretas elétricas exclusivamente para residentes portugueses", destaca-se na mensagem dirigida ao feliz contemplado. Logo de seguida, são apresentadas várias imagens do modelo de trotinete elétrica que supostamente será sorteado.

website em causa tenta replicar, no seu aspeto gráfico, a página da loja Worten, utilizando o logotipo oficial da marca. No entanto, são vários os elementos que dão o sinal de alerta para a falta de credibilidade da página, nomeadamente alguns erros ortográficos e a apresentação de algumas palavras em espanhol.

Além disso, o endereço web da página não é o da Worten (www.worten.pt) e, na maioria dos browsers, a página vai ser classificada como "não segura". São ainda simulados comentários de utilizadores do Facebook satisfeitos com a compra e até de respostas da própria loja de eletrodomésticos, numa tentativa de levar ao preenchimento do questionário. Os comentários são falsos, trata-se apenas de uma imagem.

Após serem dados os parabéns ao utilizador pela oportunidade de adquirir a trotinete elétrica é pedido o preenchimento de um questionário com três perguntas de escolha múltipla sobre o local de residência, o número de deslocações diárias e o grau de confiança que tem na loja Worten.

Independentemente das respostas, o participante tem sempre acesso a uma espécie de "sorteio". Contudo, mesmo que não ganhe à primeira, acaba sempre por arrecadar o prémio na terceira tentativa. É nessa altura que a burla se torna mais evidente, uma vez que o utilizador é redirecionado para uma nova página, em que é  pedido ao "vencedor", o nome completo, número de telefone e morada, e, de seguida, após uma atualização da página, os dados do cartão bancário.

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da Worten confirma que o sorteio é completamente falso. "Ao detetarmos este tipo de fraude, envolvemos a nossa Security Team, para que possam tomar as devidas medidas. Nomeadamente, caso esteja a ser utilizada a imagem Worten, fazer takedown ao site", informa a mesma fonte.

Além disso, a mesma equipa de segurança "monitoriza o domínio durante um determinado período para garantir que não volta a ficar ativo" e "comunica a situação aos colaboradores, para saberem como ajudar os clientes", bem como "comunica com os clientes através do seu site oficial".

"Recomendamos que não cliquem em nenhum link, à mínima suspeita de fraude. Por exemplo, nesta página em concreto, referem o 65º aniversário da Worten. A nossa marca já acompanha os Portugueses há muito tempo, mais de 25 anos, mas não tantos", esclarece ainda a loja de eletrodomésticos.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network