- O que está em causa?A PETA lançou a ideia e o partido de André Silva concorda: expressões como "pegar o touro pelos cornos" ou "matar dois coelhos de uma cajadada" trivializam a crueldade sobre animais e, por isso, devem ser banidas.

Faz parte do grupo alargado de pessoas que utilizam provérbios, expressões ou ditados populares para exprimir ideias? Sim? Pois então tem de saber que, caso a People for the Ethical Treatment od Animals (mais conhecida como PETA), consiga impor a sua mais recente iniciativa, expressões como "pegar o touro pelos cornos", "gato escaldado de água fria tem medo", "mais vale um pássaro no mão do que dois a voar" ou "matar dois coelhos de uma cajadada" têm os dias contados. isto porque, sublinha a PETA, este tipo de linguagem"trivializa a crueldade dos animais".
Desde que a PETA anunciou as suas intenções no Twitter, vários leitores solicitaram ao Polígrafo, via WhatsApp, a confirmação desta informação - e, sobretudo, a verificação sobre se o Partido dos Animais e da Natureza (PAN), liderado por André Silva, concordava com a iniciativa.
O Polígrafo contactou o também deputado e este confirmou a sua simpatia com a ideia: "Concordo que exista liberdade para a criatividade para novas roupagens para frases que sempre utilizamos." Isto porque, acrescenta André Silva, "as palavras, de facto, importam e havendo liberdade, criatividade e humor não vejo qualquer probema". O próprio deputado já começou a adequar a sua linguagem, dizendo "em águas de tremoço'; em "em águas de bacalhau", "muitos anos a virar pimentos", em vez de "muitos anos a virar frangos" ou "pregar dois pregos de uma só martelada" em vez de "matar dois coelhos de uma cajadada"
Entretanto, as reações à iniciativa não se fizeram esperar. Deixamos-lhe algumas:
Nota: o título deste fact-check foi alterado às 23h43 por considerarmos que se coaduna mais com o corpo do texto. A iniciativa de abolir os provérbios de inspiração animal é da PETA; não do PAN. Apesar de o PAN a apoiar, não é ele o promotor. A avaliação mantém-se inalterada.
Avaliação do Polígrafo:
