Em referência ao actual Presidente da Ucrânia, numa publicação que está a circular nas redes sociais alega-se que “Zelensky comprou um hotel de 88 milhões de euros na estância de esqui de Courchevel, em França”. Inclui um vídeo com uma aparente reportagem jornalística em que se exibem imagens do suposto hotel.
Destaca-se também que “Courchevel é conhecido por ser muito popular entre os multimilionários, celebridades de Hollywood e membros da realeza britânica”.
Para depois concluir da seguinte forma: “Se estão a perguntar-se como os seus impostos estão a ser gastos, responda com isto para que eles saibam que estamos cientes do que está a acontecer!”
Noutras publicações, entre o Facebook e o Instagram, acrescentam-se mais detalhes: “A Film Heritage Inc., registada em Belize e propriedade do casal Zelensky, adquiriu o hotel 5 estrelas ‘Palace des Neiges’, localizado na parte mais prestigiada da estância de esqui de Courchevel.”
Esta história é verdadeira?
Ainda que Zelensky tenha ligações com a Film Heritage Inc. – uma das revelações dos “Pandora Papers” -, não é verdade que tal empresa tenha adquirido o hotel “Palace des Neiges”, localizado na estância de esqui de Courchevel. Nem qualquer outra empresa de Zelensky, nem o próprio em nome individual.
Desde 2023 que o hotel em causa é propriedade da Société des Bains de Mer (SBM), sediada no Principado do Mónaco. Em resposta à AFP, a SBM garantiu que as publicações em que se alega que o hotel foi vendido à Film Heritage Inc. são “falsas“.
Por outro lado, também o Centro de Combate à Desinformação, uma agência governamental ucraniana, negou os rumores de que Zelensky teria comprado o hotel francês, através de uma nota publicada no dia 30 de novembro.
“A sequência viral afirma mostrar o ‘site oficial’ do ‘Palace des Neiges’, que exibe um aviso de direitos autorais da Film Heritage Inc, sugerindo que a empresa teria comprado o hotel. Mas o site exibido no vídeo não é autêntico”, apurou a AFP.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: