"Reunião do presidente da França com o Vladimir Putin para tentar a paz entre Rússia e Ucrânia. Putin: Rússia vai atacar a Ucrânia. EUA já enviando tropas militares a Ucrânia, dando a entender a iminente guerra entre as duas nações. Eis que surge *Bolsonaro* em reunião com Putin. Rússia retira tropas militares da fronteira com a Ucrânia e estabelece a paz entre as nações. *Obrigado Bolsonaro por levar a paz para a Rússia e Ucrânia", elogia um internauta que partilhou o vídeo no Facebook a 16 de fevereiro.

Na imagem surge Vladimir Putin, no Kremlin, a dirigir-se para a câmara. Foram ainda adicionadas as bandeiras do Brasil e da Rússia e a legendagem em português. Mas será o discurso autêntico?

O vídeo é autêntico, mas as legendas foram inventadas para manipular a informação e atribuir declarações diferentes ao presidente russo. Nas legendas em português pode ler-se: "Bom dia, cidadãos do mundo. Hoje estava prestes a atacar a Ucrânia quando conversei com o presidente Jair ainda em voo. Ele que veio de um lugar tão longe. Ele disse: 'Ô Vladi, o mundo é nossa casa. Deus está acima de todos.' Isso tocou na minha alma. Portanto agora decidi retirar minhas tropas da fronteira. E parar essa guerra. Agradeço de coração, Presidente brasileiro."

De facto, Bolsonaro visitou a Rússia e esteve reunido com Vladimir Putin mas, pelo menos publicamente, o presidente do Brasil não fez referências à crise entre a Rússia e a Ucrânia.

Quanto ao vídeo que se tornou viral, na realidade é um discurso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, publicado pelo Kremlin a 7 de março de 2018. A plataforma de fact-checking da Globo pediu a Henrique Canary Rodrigues, professor e tradutor de russo, doutorado pela Universidade de São Paulo, para traduzir o que realmente Putin está a afirmar na gravação.

"De todo o coração, dou os parabéns pelo Dia Internacional das Mulheres. Nós comemoramos essa data bem no início da primavera, quando o clima no nosso grande país é o mais diverso. Mas em todo o lugar impera um sentimento primaveril e ensolarado. Esse sentimento é criado pelos sorrisos, pelas flores e por sentimentos sinceros. Tudo isso é para vocês, queridas mulheres", declara o presidente russo.

Em suma, o vídeo é autêntico mas as legendas foram manipuladas para espalhar desinformação. A visita oficial de Bolsonaro à Rússia tem feito circular muitas fake news, entre elas, uma manchete falsa da CNN Brasil a noticiar que Bolsonaro “evitou a Terceira Guerra Mundial” e uma capa manipulada da revista "Time" que anuncia o Nobel da Paz para o presidente brasileiro.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.