O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Visto no Facebook: “Zelensky e Putin encontraram-se para negociar a paz e Ucrânia aceitou a derrota”

Ucrânia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra uma suposta reunião entre os Presidentes da Ucrânia e da Rússia para negociar a paz e terminar o conflito. No entanto, o vídeo não é atual e foi captado em 2019, durante a cimeira de Paris. Foi a primeira vez que os dois líderes se encontraram pessoalmente e o objetivo era encontrar uma solução para o conflito no leste da Ucrânia.

Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin, frente a frente, em negociações para acabar com a guerra na Ucrânia. É esta a alegação que acompanha um vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais. Além dos Presidentes da Ucrânia e da Rússia, estão também presentes no encontro Emmanuel Macron e a ex-Chanceler alemã Angela Merkel. Na publicação é ainda referido a Ucrânia aceitou a derrota na guerra.

“Presidente da Ucrânia Zelensky e Presidente da Rússia Putin. Cara a cara. A Ucrânia ajoelhou-se diante da Rússia”, escreve o autor da publicação, de 4 de março.

A informação é falsa, pois nem a Ucrânia aceitou a derrota perante a Rússia, nem Zelensky e Putin se encontraram frente a frente, desde o início da invasão, para negociar a paz.

O vídeo em causa foi publicado pela “Agence France-Presse” no dia 9 de dezembro de 2019. Na descrição do conteúdo pode-se ler: “O Presidente russo Vladimir Putin e o homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky encontraram-se pela primeira vez na cimeira em Paris numa oportunidade crítica para alcançar o fim de cinco anos de conflito no leste da Ucrânia.”

Assim, o vídeo é verdadeiro, mas não é atual, ou seja, não se tratam de negociações para pôr fim à atual invasão que decorre desde 24 de fevereiro de 2022.

O Presidente francês tem tentado mediar o conflito, falando com Putin e Zelensky. No entanto, Angela Merkel já não é Chanceler da Alemanha. Atualmente, o responsável pelo Governo alemão é Olaf Scholz.

Volodymyr Zelensky tem desafiado Vladimir Putin para um encontro frente-a-frente, com o objetivo de encontrar uma solução para pôr fim ao conflito na Ucrânia. No entanto, tal reunião nunca chegou a acontecer. Inicialmente, dois países realizaram encontros para negociar da paz, mas enviaram comitivas e representantes governamentais.

_________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque