“Ambas as propriedades têm menos de cinco hectares, o pessoal e as imobiliárias estão um bocado passados da cabeça”. Este comentário faz parte de uma publicação de 20 de novembro, na rede social Reddit, e é acompanhado de uma montagem que junta um palacete em Valençay, centro de França, e uma quinta típica alentejana, em Évora. O primeiro, que também pode ser designado como casa senhorial, tem 450 m2, foi totalmente restaurado, oferece três salas, sete quartos, seis casas-de-banho e uma sala de cinema, além de um vasto sótão. Custa 995 mil euros.
A mais ou menos 1500 kilómetros, em Évora, uma quinta com cinco quartos e seis casas-de-banho, sitos em 553 m2 de área habitável, está à venda por 990 mil euros. Ambas as propriedades dispõe de uma piscina e estão inseridas em grandes lotes: 35.000 metros quadrados na quinta em Portugal e 20.030 metros quadrados em França.
A arquitetura exterior é notavelmente distinta: a casa em Valençay é até designada como “castelo” no site onde está a ser vendida. Os interiores são totalmente distintos, já que o palacete foi totalmente remodelado recentemente. O seu mobiliário é moderno, o que contrasta ligeiramente com a quinta em Évora. Além disso, a região de Valençay (2.458 habitantes) é mais reconhecida historicamente, devido ao seu castelo, do que a freguesia de Nossa Senhora de Machede, que tem cerca de mil habitantes.
Ou seja: é verdade que uma quinta numa freguesia de Évora está a ser vendida ao mesmo preço que um palacete na comuna francesa de Valençay.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: