Tem circulado no X (antigo Twitter) um vídeo gravado em 2019 que, alegadamente, mostra o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a admitir que planeava invadir a região de Donbass nessa altura.
“Do passado: Zelensky admitiu em 2019 que a Ucrânia planeava invadir o Donbass ‘Vamos para a guerra. O nosso Exército está pronto. Vamos declarar guerra ao Donbass’”, cita o autor da publicação na descrição da mesma.
No vídeo que acompanha o post, Zelensky refere ainda que a Ucrânia iria “recuperar” os territórios “com guerra, com o exército” e que apesar de não estar “indiferente” ao número de mortos, o país estava “pronto para regressar e recuperar” o seu território.
Mas será que o vídeo é verdadeiro?
Outros órgãos de comunicação social como o “Maldita.es” já fizeram verificação de factos sobre o vídeo em causa. E, na verdade, o excerto que tem circulado online é apenas uma parte de um vídeo original, disponível no YouTube, cuja duração ronda as 10 horas.
Ainda que as palavras tenham sido, efetivamente, proferidas por Zelensky, ficou de fora a parte em que o Presidente da Ucrânia explicava que a sociedade do país não queria um Presidente que tomasse essas ações.
“A sociedade não votou por um Presidente que venha e diga: a partir de hoje temos estado de guerra, temos uma guerra”, disse Zelensky, de acordo com a tradução feita pelo “Maldita.es”, antes de fazer o discurso que tem sido divulgado fora do contexto.
Ou seja, Volodymyr Zelensky pretendia passar a mensagem precisamente contrária à que tem sido partilhada: uma posição contra uma possível invasão do Donbass.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: