O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo retrata montes de lixo numa rua em Lisboa após “festa religiosa de imigrantes”?

Sociedade
O que está em causa?
Tornou-se viral nas redes sociais um vídeo que mostra alegadamente uma rua de Lisboa coberta por lixo após um evento religioso de imigrantes. Verdadeiro ou falso?

Foi partilhado nas redes sociais um vídeo que mostra grandes quantidades de lixo acumulado na rua, supostamente captado na cidade de Lisboa “após uma festa religiosa de imigrantes”.

“Assim está a ficar o nosso Portugal”, lê-se na publicação que vem acompanhada com o áudio de uma declaração de André Ventura sobre uma operação policial que decorreu no Martim Moniz, em dezembro de 2024.

A gravação tornou-se viral – tendo ultrapassado o marco das 680 mil visualizações no Facebook e das 250 mil no TikTok -, e não demorou muito até que algumas pessoas começassem a estranhar a arquitetura da cidade, que não tem nada de semelhante à presente em Lisboa. E na realidade, o vídeo não foi mesmo gravado na capital portuguesa, mas sim em Amesterdão, Países Baixos.

Tal comprova-se pelos elementos que surgem na imagem, como o caso da Westwerk, uma igreja protestante com um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Com este ponto de referência e através do Google Maps, o Polígrafo localizou em Bloemgracht, no famoso “bairro dos canais”, a zona onde as imagens foram captadas.

A 27 de abril, comemora-se nos Países Baixos – e em especial em Amesterdão – o “Dia do Rei”, o maior evento do país que chega a mobilizar mais de um milhão de pessoas.

Este ano, de acordo com jornais locais como o “Reformatorisch Dagblad“, os funcionários da Câmara Municipais de Amesterdão recolheram 3.520 metros cúbicos de lixo, cerca de 120 metros cúbicos a mais que no ano passado. Em algumas publicações nas redes sociais, vê-se a realidade das ruas após estas celebrações, onde os cenários são parecidos aos do vídeo que está agora a ser falsamente associado à cidade de Lisboa.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque