Foi partilhado nas redes sociais um vídeo que mostra grandes quantidades de lixo acumulado na rua, supostamente captado na cidade de Lisboa “após uma festa religiosa de imigrantes”.
“Assim está a ficar o nosso Portugal”, lê-se na publicação que vem acompanhada com o áudio de uma declaração de André Ventura sobre uma operação policial que decorreu no Martim Moniz, em dezembro de 2024.
A gravação tornou-se viral – tendo ultrapassado o marco das 680 mil visualizações no Facebook e das 250 mil no TikTok -, e não demorou muito até que algumas pessoas começassem a estranhar a arquitetura da cidade, que não tem nada de semelhante à presente em Lisboa. E na realidade, o vídeo não foi mesmo gravado na capital portuguesa, mas sim em Amesterdão, Países Baixos.
Tal comprova-se pelos elementos que surgem na imagem, como o caso da Westwerk, uma igreja protestante com um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Com este ponto de referência e através do Google Maps, o Polígrafo localizou em Bloemgracht, no famoso “bairro dos canais”, a zona onde as imagens foram captadas.
A 27 de abril, comemora-se nos Países Baixos – e em especial em Amesterdão – o “Dia do Rei”, o maior evento do país que chega a mobilizar mais de um milhão de pessoas.
Este ano, de acordo com jornais locais como o “Reformatorisch Dagblad“, os funcionários da Câmara Municipais de Amesterdão recolheram 3.520 metros cúbicos de lixo, cerca de 120 metros cúbicos a mais que no ano passado. Em algumas publicações nas redes sociais, vê-se a realidade das ruas após estas celebrações, onde os cenários são parecidos aos do vídeo que está agora a ser falsamente associado à cidade de Lisboa.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: