“Eleições 2026 – Vamos evitar que o Brasil quebre.” O apelo é feito num vídeo que se tornou viral no Instagram e que mostra Lula da Silva, o Presidente brasileiro, aparentemente embriagado no momento de posar para a fotografia de grupo de chefes de estado numa cimeira do G7.
No vídeo, Lula da Silva abraça o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assim como a Primeira-Ministra italiana, Giorgia Meloni antes de se inclinar para a frente, acabando por, aparentemente, cair. Mas será que o vídeo é verdadeiro?
Como já verificaram outros órgãos de fact-checking como a Lupa e o Aos Fatos, não.
Na fotografia de grupo de chefes de estado na última cimeira do G7, que decorreu a 16 e 17 de junho, em Kananaskis, no Canadá, Lula da Silva posou efetivamente entre Zelensky e Meloni, como comprova um vídeo do momento captado pela agência de notícias AFP. As roupas dos vários líderes correspondem às do vídeo viral.
No entanto, no vídeo original Lula da Silva não abraça nenhum dos pares nem demonstra qualquer comportamento que remeta para um estado de embriaguez.
Outro indício de que se trata de um conteúdo manipulado é o facto de no vídeo viral Lula da Silva abraçar Zelensky com três braços – duas mãos são visíveis no peito de Zelensky e uma terceira no seu braço direito.
Conclui-se portanto que o vídeo que mostra Lula da Silva num estado de embriaguez na última cimeira do G7 não é verdadeiro. Trata-se de conteúdo manipulado.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: