Ficou viral na rede social X um vídeo que mostra uma criança a brincar no seu quintal com um crocodilo, que se vai aproximando dela. Antes de o animal alcançar o menino, a mãe deste sai aflita de casa, pega na criança e rapidamente tenta voltar a entrar.
No entanto, na caixa de comentários há vários utilizadores que questionam a veracidade do vídeo. Será que as imagens são mesmo verdadeiras?
Não, e há vários indícios de que se trata de um vídeo criado artificialmente.
À medida que o crocodilo se locomove em direção à criança, as suas pernas ficam ligeiramente desfocadas em alguns momentos e parecem mudar de cor.
Além disso, quando a mãe da criança pega nela e se prepara para entrar em casa, o tapete fica com uma textura diferente e a porta fecha de forma pouco natural, ao contrário do que seria suposto.
No canto inferior esquerdo vê-se que o tempo de gravação da suposta câmara de vigilância da casa recua, passando dos 16m39s para os 15m40s.
De acordo com a ferramenta de deteção de inteligência artificial (IA) “Image Whisperer”, que analisou vários frames do vídeo, as imagens “mostram sinais de edição ou manipulação”. Um dos elementos editados que a ferramenta identificou é o crocodilo.
Conclui-se que o vídeo é falso. Trata-se de conteúdo manipulado com recurso a inteligência artificial.
______________________________
Avaliação do Polígrafo:


