O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo viral. Filho de Messi celebrou um golo de Ronaldo contra o Barcelona?

Desporto
O que está em causa?
Tem sido partilhado no Facebook um vídeo onde se vê, aparentemente, o filho de Messi a celebrar um golo de Ronaldo contra o Barcelona, mesmo ao lado do pai. No entanto, o vídeo foi manipulado.

A 16 de Outubro, foi publicado no Facebook um vídeo onde se vê o filho de Lionel Messi, Mateo Messi, acompanhado pelo pai, pelo irmão e por Luis Suarez a assistir a um jogo de futebol entre Barcelona e Real Madrid, no qual, supostamente, Cristiano Ronaldo ainda jogava em Espanha.

Depois de o jogador português marcar um golo, o filho de Messi é visto a festejar, acabando por ser prontamente corrigido pelo pai.  “Filho de Messi celebrou um o golo de CR7 que o pai não gostou”, lê-se na descrição do vídeo.

Mas será que o vídeo é verdadeiro e o filho de Messi festejou mesmo um golo de Ronaldo ao serviço do Real Madrid, contra o Barcelona, onde jogou o pai?

O vídeo em causa já circula na internet há vários anos. Através de uma reverse image search (“pesquisa por imagens reversa”, em tradução livre) verificou-se que o vídeo foi utilizado numa notícia de 2019 do jornal peruano “Perú21”. Porém, a notícia dava conta de que o filho de Messi festejara um “quase-golo” do Barcelona frente ao Betis. Ou seja, nem se tratava de um jogo do Real Madrid, nem de um golo de Cristiano Ronaldo.

O jogo, que se encontra disponível na íntegra no YouTube do Barcelona – sendo possível confirmar que as imagens foram captadas durante este encontro -, aconteceu a a 25 de agosto de 2019, na época 2019/20. Além de Cristiano Ronaldo nunca ter jogado pelo Betis, nessa época Ronaldo já nem sequer jogava em Espanha, mas sim em Itália, na Juventus.

No trecho do vídeo que tem sido partilhado, onde se vê o jogador português a concretizar um golo, o marcador no canto superior direito mostra, claramente, as letras que identificam o Real Madrid (RMA) e o Barcelona (FCB). Isto mostra que o vídeo que circula nas redes sociais foi manipulado através da colagem de dois vídeos diferentes e sem qualquer relação entre si: um que mostra um golo de Cristiano Ronaldo frente ao Barcelona e outro que mostra o filho de Messi a celebrar, por engano, um não-golo do Barcelona frente ao Betis.

A AFP também fez um fact-check a este vídeo, porque terá sido partilhado com a indicação de que o filho de Messi estava a celebrar um golo do Betis, frente ao Barcelona. A agência concluiu que tal também não era verdade. Outros órgãos de comunicação como o Observador também já fizeram fact-checking ao vídeo do festejo do filho de Messi, chegando à mesma conclusão: o vídeo não é verdadeiro.

Ou seja, o filho de Messi nem celebrou um golo do Ronaldo nem do Betis frente ao Barcelona. Na verdade foi um “quase golo” do Barcelona, que não chegou a concretizar-se – daí a correção, entre risos, de Lionel Messi.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque