O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo viral de cidadão indiano a ser agredido por populares em Loulé é autêntico?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Espalhou-se viralmente pelas redes sociais um vídeo que mostra um cidadão de nacionalidade indiana a ser agredido por populares em Loulé, alegadamente por uma "tentativa de rapto" a uma criança de 12 anos. Muitos utilizadores colocaram em causa a autenticidade das imagens, insinuando que as mesmas não dizem respeito ao episódio que alegadamente ocorreu numa rua de Loulé. Têm razão?

Atenção mães. Em Loulé anda um grupo de indianos e não sabemos se há de outras nacionalidades a raptar meninas. Elas são vigiadas e depois levadas. Tb andam junto das escolas. Na escola engenheiro duarte pacheco ja tentaram raptar uma. Levem este aviso em conta. Não é brincadeira.” Eis a mensagem que acompanha uma publicação que circula no Facebook e que, em apenas dois dias, já conta com centenas de milhares de visualizações.

loule2

Juntamente com o texto, foram adicionadas fotografias e um vídeo do indivíduo em questão. Na gravação pode ver-se o alegado raptor sentado no chão, cercado por populares, enquanto o agarram pelo capuz do casaco. São lançadas algumas investidas agressivas: “Filhos da puta, vêm para aqui roubar criancinhas… Mostra aí a carinha, vá!”, pode ouvir-se no vídeo. Nas redes sociais têm sido partilhadas fotografias do homem de forma constante, como forma de o penalizar.

Nas respetivas caixas de comentários, as mensagens dos internautas dividem-se entre aqueles que suspeitam que se trate de uma notícia falsa e dos que supostamente assistiram. O alegado pai da criança refere num comentário que chamou a GNR: “Ele [o indivíduo] foi levado para o posto mas depois solto porque não tinham provas suficientes para o deter”; outro suposto familiar afirma que “foi o pai que o apanhou” e que já estavam a “tentar pôr a miúda dentro da carrinha”. mas também há muitos que sentenciam: “Isso é uma fake news.” 

Confirma-se a autenticidade do vídeo? Verificação de factos. 

Em declarações ao Polígrafo, o oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Faro da GNR afirmou que a criança de 12 anos estaria a ir para casa com um colega quando o indivíduo se aproximou a correr, o que levou a menina a entrar em casa e pedir ajuda ao pai. Segundo a mesma fonte, o cidadão de nacionalidade indiana não chegou a tocar na criança.

Tanto o indivíduo como o pai da criança apresentaram queixa à GNR. Contudo, a queixa feita pelo natural da Índia tem que ver com agressões feitas por “desconhecidos“, motivo pelo qual ele se encontraria a correr. Não estaria, segundo as suas declarações às autoridades, a perseguir a criança, mas sim a fugir de alguém que o agredira previamente. Foi aberto um inquérito e o caso está a ser investigado.

Em resumo, o vídeo que circula nas redes sociais é verdadeiro e o cidadão de nacionalidade indiana foi de facto agredido por populares na cidade de Loulé por uma suposta – mas ainda não confirmada – “tentativa de rapto”.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque