O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo viral. Cristiano Ronaldo anunciou projeto de criptomoedas desenvolvido em colaboração com Elon Musk?

Desporto
O que está em causa?
Vídeo difundido no Facebook e outras redes sociais garante que os participantes no suposto projeto podem ganhar "um rendimento mensal fixo de 30.000 euros" se investirem 250 euros. Mas não passa de uma burla, com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que manipulam a imagem e voz de Ronaldo e do jornalista João Adelino Faria da RTP.

Tem circulado no Facebook um vídeo que mostra o jornalista João Adelino Faria a anunciar, no que parece ser um telejornal da RTP, que Cristiano Ronaldo “tem investido ativamente em criptomoedas” e que “num dos últimos vídeos do seu canal no YouTube” revelou o lançamento de um novo projeto desenvolvido, supostamente, em colaboração com Elon Musk.  

Um projeto de criptomoedas que, de acordo com o vídeo, “já assustou o Governo português e grandes bancos”. A publicação anuncia ainda que quem investir 250 euros nesse suposto novo projeto financeiro “recebe um rendimento fixo mensal garantido de 30.000 euros”.

Surgem também imagens de Cristiano Ronaldo a dar informações acerca do suposto projeto e a aconselhar os espectadores do vídeo a entrarem no endereço que existe na publicação para começarem “a ganhar dinheiro hoje mesmo”.

Mas será que o projeto é verdadeiro e foi efetivamente noticiado?

Não. Consultando o canal oficial de YouTube do futebolista português é possível confirmar que não existe nenhum vídeo publicado acerca do suposto projeto desenvolvido em colaboração Elon Musk.

Também é mentira que tenha existido uma notícia transmitida na RTP acerca deste assunto. Até porque não existe qualquer evidência de que o projeto exista sequer, já que nada foi noticiado sobre o mesmo e nem Elon Musk nem Cristiano Ronaldo partilharam nas suas páginas oficiais qualquer publicação relacionada com o assunto.

Vendo o vídeo com atenção, consegue perceber-se que a voz que, supostamente, é de Cristiano Ronaldo não é igual à voz verdadeira do internacional português. Os trechos do vídeo em que o jogador aparece a falar são versões manipuladas com inteligência artificial de vídeos que se podem encontrar no seu canal de YouTube.

Há ainda outras incoerências no vídeo. No início, diz-se que o discurso de Ronaldo foi publicado no seu canal de YouTube. Mas mais à frente, o jogador diz que enviou o vídeo apenas a 70 pessoas. Também se refere que num dia um participante no projeto ganharia mil euros, o que equivale a 27 mil por mês. Uma conta que não seria correta nem para o mês de fevereiro, ainda para mais sendo que no início do vídeo se fala de um suposto “rendimento fixo mensal garantido de 30.000 euros”.

Tudo indica, portanto, que se trata de um vídeo manipulado por IA utilizado para burlar utilizadores que interajam com o link que existe sob a publicação. Até porque o projeto de que se fala no vídeo não foi publicado no canal de YouTube de Cristiano Ronaldo, nem há qualquer evidência de que exista sequer.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Entre a espada e a parede, Zuckerberg escolheu a defesa dos seus interesses económicos imediatos, em detrimento do papel “sem precedentes” (palavras suas durante uma sessão no congresso americano) que ...
Artigo de Opinião | "Não me cabe julgar as intenções de Musk. Mas permitam-me, no mínimo, observar que as mentiras e teorias da conspiração estão a prosperar, provocando um caos ...

Em destaque