O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo viral comprova que a Estação Espacial Internacional “capturou” OVNI de “grandes dimensões”?

Sociedade
O que está em causa?
Muitas têm sido as teorias da conspiração a circular nas redes sociais, ao longo dos últimos anos, relacionadas com o alegado aparecimento de OVNIs em imagens captadas pela NASA. Plataformas de “fact-checking” têm vindo a trabalhar no sentido de desmentir muitas delas. Será que estamos na presença de mais uma narrativa sem fundamento?

“Caríssimos, a NASA filmou isto”: eis a legenda que acompanha um vídeo partilhado no Facebook, que aparenta mostrar um OVNI (objeto voador não identificado) de grandes dimensões, em forma de charuto, que navegava em direção à Estação Espacial Internacional (EEI). Porém, no momento da aproximação, o aparelho, como que por milagre, desaparece da imagem, levando a que muitos utilizadores da referida rede social se mostrem, nos comentários desta publicação, incrédulos com o exibido.

Trata-se de uma alegação que também tem circulado no YouTube (aqui e aqui), acompanhada das mesmas imagens, supostamente captadas por equipamento da agência espacial norte-americana. Isto porque o vídeo apresenta, na margem superior esquerda, o logótipo da própria NASA. Quanto à justificação para o desaparecimento do aparelho, argumenta-se que o mesmo terá sido “capturado” pela própria Estação Espacial Internacional.  

Mas será que a narrativa – que a NASA estará a tentar “esconder” do público – tem qualquer tipo de fundamento?

Através de pesquisa reversa, é possível concluir que estas imagens estão a ser partilhadas em larga escala em várias redes sociais – do YouTube ao Reddit –, embora nunca por órgãos de comunicação social considerados fidedignos. 

A narrativa disseminada por essa via é a já referida acima: a de que um OVNI de natureza extraterrestre terá sido “capturado” pela Estação Espacial Internacional num momento em que se encontrava, aparentemente, em direção à mesma. As primeiras publicações, em sites de língua árabe, remontam a junho de 2019 e dão conta de que as imagens terão sido partilhadas no YouTube, pela primeira vez, no dia 14 desse mês.

Além disso, muitas têm sido as teorias da conspiração sustentadas, ao longo dos últimos anos, no alegado aparecimento de OVNIs em imagens captadas pela NASA – que têm vindo, por sua vez, a ser desmentidas por projetos de fact-checking a nível internacional (aqui, aqui e aqui). 

Mais recentemente, em setembro passado, surgiu ainda um relatório divulgado pela própria NASA, que deu conta de que um painel de peritos científicos encarregados de estudar os “fenómenos anómalos não identificados” (OVNI) não encontrou evidências de que qualquer dos aparelhos que têm vindo a ser reportados até ao momento – e alvo de discussão a nível internacional – fosse de origem extraterrestre, noticiou a imprensa local.

Como notado anteriormente pela “Snopes”, num caso semelhante, é de estranhar que equipamento da NASA tenha captado estas imagens e que estas tenham chegado ao conhecimento do público, sem que a própria agência ou órgãos de comunicação tenham veiculado as mesmas. Se tal tivesse mesmo acontecido, seria um episódio bastante difícil de encobrir – mesmo pela NASA –, pelo que consideramos que não existem evidências que comprovem a veracidade da alegação.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes