Na rede social X, tecem-se fortes críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que é acusado de ter sido transformado num “fantoche” e na “arma” dos Estados Unidos da América para atacar a Rússia. A par desta descrição surge um vídeo que, rapidamente, se tornou viral nas redes sociais.
“Votaram neste palhaço e nomearam-no presidente da Ucrânia. Os EUA transformaram-no no seu fantoche e na sua arma para atacar a Rússia. O resultado: centenas de milhares de seus compatriotas mortos numa guerra desnecessária e um país destruído”, destaca-se no tweet publicado a 3 de janeiro.
Na gravação vê-se Zelensky a dançar de forma descontraída e divertida a dança do ventre num ambiente festivo, com um traje típico de dança do ventre masculino.
Mas será que o vídeo é real?
Partindo para uma análise detalhada, há evidências que colocam em causa a credibilidade do conteúdo. Por um lado, a baixa qualidade da imagem levanta algumas suspeitas, assim como as transições ambíguas e os movimentos. Outro fator que provoca alguma dúvida, recai sobre a presença de balões com o número 18, que remete, automaticamente, para um aniversário.
Ainda, se atentarmos ao televisor que se encontra num plano posterior nas imagens, é perceptível a existência de uma mensagem aparentemente em russo e a data 27 de agosto de 2020, o que poderá revelar que não é atual.
Mas não só não é atual, como não é Zelensky que dança nestas imagens. Através de pesquisa pelas imagens do vídeo verifica-se que o original foi publicado numa conta de Tik Tok de um bailarino russo chamado Vusal Mehdiev, sendo que, a primeira publicação data a 16 de outubro de 2020. No vídeo vê-se que o rosto de Mehdiev foi substituído pelo de Zelensky.
A versão mais popular deste vídeo foi publicada novamente a 12 de janeiro de 2022 pelo próprio bailarino e conta com mais de 20 milhões de visualizações.
Assim sendo, conclui-se que o vídeo não é verídico, trata-se de um deepfake (pode saber mais sobre esta técnica neste link). O indivíduo a dançar o ventre não é Zelensky, mas sim um bailarino russo a animar um aniversário. Por já ter sido ator e dançarino, é comum circularem online vídeos do presidente da Ucrânia a atuar, mas muitos deles são manipulados.
_______________________________
Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.
*Texto editado por Marta Ferreira.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: