Em 2018, tornou-se viral um vídeo impressionante: na cidade chinesa de Xangai, um homem flutuava entre dois edifícios, sendo atingido por dois raios em plena tempestade. O vídeo foi partilhado milhares de vezes através de todas as redes sociais um pouco por todo o mundo, criando a ideia de que estaríamos perante a ocorrência de um episódio paranormal.

No Brasil, onde o vídeo, com apenas 30 segundos, teve forte impacto, o site de fact-checking brasileiro e-farsas foi verificar a sua credibilidade. O primeiro passo foi procurar a data mais antiga da publicação do vídeo, com o objectivo de encontrar a sua fonte original. Concluiu-se que os registos mais antigos das imagens eram datados de Outubro de 2017. Problema: não havia nenhuma notícia que relatasse o acontecido naquela época, o que seria estranho, dado queda ter acontecido, um episódio deste cariz obviamente motivo de notícia.

Tendo em conta que vários canais de YouTube teriam partilhado as imagens na mesma altura, o fact-checking prosseguiu com outra estratégia: inverter o vídeo, de modo a encontrar, pelo menos, algo semelhante - e conseguiu chegar à conclusão de que o material teria sido gravado perto da famosa Torre Pérola Oriental, um dos edifícios mais icónicos de Xangai. Demorou quatro anos a ser construída e tem 468 metros de altura, sendo a mais alta do continente asiático e a terceira mais alta do Mundo, o que faz dela uma das maiores atrações turísticas do país.

Como o visionamento do vídeo original não foi suficiente para clarificar com segurança o que se tratava,  o e-farsas focou-se nos caracteres chineses no seu final, tendo pesquisado as imagens através do sistema de pesquisa de imagens do Google. E foi então que se concluiu que o “fenómeno paranormal” era, na verdade, um anúncio a um jogo para telemóvel chamado Thunderbolt.

Xangai

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua