O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que mostra perseguição policial na Avenida Almirante Reis é atual?

Sociedade
O que está em causa?
Foi partilhado há poucos dias e conta já com mais de 100 mil visualizações na rede social X. Retrata o que se diz ser uma recente perseguição de um suspeito em fuga na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, por agentes da PSP.

As imagens viralizaram, no fim-de-semana, nas redes sociais, dando conta de um incidente que teria ocorrido na “Avenida Almirante Reis”, uma das principais artérias da capital do país. No vídeo exibe-se uma intervenção policial de larga escala, que envolve vários elementos e veículos da PSP e durante a qual um agente se vê forçado a recorrer à força física para persuadir o indivíduo que seguia em fuga, num automóvel, a abandonar a sua investida.

Pela informação veiculada pelo autor da publicação no X, através dos comentários, será um vídeo que se encontra a circular no WhatsApp, sem qualquer tipo de enquadramento sobre se se tratam, ou não, de imagens captadas recentemente. Porém, muitos dos que se cruzaram com este post duvidaram da sua atualidade, com alguns deles a alegarem que, na verdade, se trata de um vídeo “antigo”, agora partilhado “com o intuito de passar a ideia” de que o país “está cada vez mais perigoso”. Verdade ou mentira?

Através de pesquisa reversa verifica-se que as imagens foram divulgadas, pela primeira vez, a 2 de maio de 2020, no site do “Correio da Manhã”, num artigo intitulado: “Condutor em fuga à PSP travado de armas apontadas após perseguição aparatosa.”

Segundo a notícia, estamos perante imagens “exclusivas” que ilustram uma “perseguição” que “começou na Baixa de Lisboa e terminou na Avenida Almirante Reis” – tal como dava conta a publicação nas redes sociais.

Porém, ao contrário do que se podia deduzir através da partilha das mesmas, não são imagens recentes, tendo sido captadas há já mais de quatro anos.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque