Não há dúvidas de que o protagonista do momento que já se tornou viral nas redes sociais é extremamente habilidoso. Mesmo com uma barriga enorme, e muitos quilos a mais, os toques que dá numa bola de ténis prendem ao ecrã a maioria daqueles que se cruzam com as imagens. No entanto, apesar da perícia, ao fim de alguns segundos de exibição, o atleta mostra-se extremamente cansado, nitidamente por estar em má forma física.

Muitas das legendas das publicações que partilharam o vídeo no Facebook balançam entre o elogio e a crítica, mas identificam o homem que surge nas imagens como sendo sempre a mesma pessoa: "Gordo como um Chino, Maradona impressiona sempre. Que pés, inacreditável"; "quem se está a achar gordo com a falta de exercício na quarentena, é só seguir o exemplo do Maradona"; ou "Maradona… nada mudou na quarentena: continua talentoso, mas cada vez mais gordo".

De facto, o atleta tem muitas semelhanças físicas com o antigo jogador de futebol e atual treinador do clube argentino Gimnasia, mas não é ele, tal como dá conta a plataforma brasileira de verificação de factos "Boatos.org".

Nas imagens em causa vê-se, na verdade, Roly Serrano, ator também natural da Argentina. Além disso, o vídeo nada tem a ver com exercício físico durante a quarentena, período que muito milhões de pessoas em todo o mundo cumpriram como forma de conter a pandemia de Covid-19. A gravação foi feita em 2018, e utilizada numa entrevista ao ator para a Rádio Cantilo, estação do país da América do Sul.

Se dúvidas restarem, uma pesquisa rápida nas redes sociais de Diego Armando Maradona - o Instagram, por exemplo - permite concluir que o argentino está em menos boa forma física do que no passado, mas não tão gordo quanto mostra o vídeo, pelo que seria impossível tratar-se do ex-jogador do Barcelona.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network