O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que mostra “luz misteriosa” a sobrevoar a Basílica de São Pedro durante o velório do Papa Francisco é verdadeiro?

Sociedade
O que está em causa?
Nas redes sociais, a acompanhar o vídeo, há vários relatos de supostas testemunhas que viram a luz no céu durante o velório do Sumo Pontífice. Mas será que se trata mesmo de um vídeo verdadeiro?

“Luz misteriosa surge no céu durante velório do Papa Francisco e intriga fiéis.” O anúncio é feito numa publicação que se tornou viral nas redes sociais e que inclui um vídeo no qual se vê uma luz esbranquiçada a sobrevoar a Basílica de São Pedro, supostamente durante o velório do anterior Sumo Pontífice.

O texto que acompanha o vídeo inclui supostos relatos de pessoas que assistiram ao fenómeno, assim como de clérigos. “O Observatório Astronómico do Vaticano informou que não havia previsão de fenómenos naturais que pudessem explicar o brilho súbito e localizado”, lê-se ainda na descrição do vídeo.

Mas será que o fenómeno aconteceu mesmo?

Não. Tal como já verificaram vários órgãos de comunicação como a AFP Checamos e o Estadão, trata-se de um vídeo manipulado com recurso a Inteligência Artificial que foi publicado no TikTok a 23 de abril.

Na rede social, foi o próprio autor da publicação quem a assinalou como tendo sido gerada com recurso a IA.

Além disso, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália confirmou à Globo que o vídeo é falso e que não aconteceu nenhum evento do género.

O Polígrafo não encontrou registos de notícias em órgãos de comunicação social fidedignos que mostrassem que fenómeno teve lugar. Como verificou a AFP Checamos e o Polígrafo confirmou, também não existe no site do Observatório Astronómico do Vaticano quaisquer declarações ou publicação sobre o assunto.

Tudo indica, portanto, que é falso que tenha existido uma “luz misteriosa” a voar no céu durante o velório do Papa Francisco. Trata-se de conteúdo gerado com recurso a IA.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque