O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que mostra leão a invadir supermercado na África do Sul é real?

Sociedade
O que está em causa?
Os clientes do estabelecimento comercial terão ficado em pânico, alega-se nas redes sociais. O animal selvagem foi atraído para a secção de carnes, onde terá sido filmado enquanto se alimentava. As imagens do vídeo são verdadeiras ou falsas?

Leão invade supermercado na África do Sul, deixando os clientes atordoados e aflitos”, descreve-se numa das publicações do vídeo em causa, partilhado viralmente na redes sociais. Mostra o que parece ser um leão a entrar num supermercado e a dirigir-se para a secção das carnes, em busca de alimentos.

De acordo com o mesmo texto, “embora ninguém se tenha magoado, é um poderoso lembrete de que a natureza nem sempre fica do lado de fora – e viver perto da natureza significa esperar o inesperado.

Noutras publicações, em diversas línguas, indica-se que o animal selvagem terá fugido de um jardim zoológico situado nas imediações.

No entanto, além de não existir registo de qualquer notícia sobre o ocorrido na África do Sul, ferramentas de pesquisa das imagens demonstram que foram criadas por Inteligência Artificial (IA). Não são imagens reais.

“Uma análise do material permitiu identificar inconsistências características de conteúdos criados com IA. Por exemplo, aos seis segundos da gravação, é possível reparar que a cauda do leão some por alguns instantes antes de reaparecer. Aos 28 segundos da versão mais longa do vídeo, uma pata extra aparece repentinamente junto às patas traseiras do leão. Quando o animal se move, o membro se transforma em algo que parece um pedaço de carne”, apurou a AFP Checamos.

Mais, “aos 42 segundos, um efeito visual sobre a prateleira de carnes, parecido ao de uma queda d’água, transforma o formato de alguns pacotes do alimento, principalmente no canto inferior esquerdo. Poucos segundos depois, um pedaço de carne começa mover-se no chão antes de o leão lhe tocar”.

Por outro lado, o vídeo contém a marca d’água “@ataquesferoz” correspondente a uma conta no TikTok. Na publicação original do vídeo, datada de 13 de junho de 2025, surge a indicação de que foi criado com recurso a IA.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque