O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que mostra indivíduo a circular de trotinete na Ponte 25 de Abril. É verdadeiro e recente?

Sociedade
O que está em causa?
A situação não é inédita - já tinha ocorrido em 2022 e 2023. Mas está a ser partilhado nas redes sociais um novo vídeo que apanha um indivíduo a atravessar a Ponte 25 de Abril, no sentido Lisboa-Almada, montado numa trotinete. Voltou mesmo a acontecer?

“Quando achas que já viste tudo, aparece isto”, destaca-se numa mensagem colocada sobre um vídeo que está a circular viralmente no Facebook. Nas imagens vê-se um homem a circular no tabuleiro da Ponte 25 de Abril, em Lisboa, montado numa trotinete e indiferente aos olhares dos condutores de automóveis.

A publicação em causa é de dia 29 de julho e não acrescenta mais detalhes sobre o ocorrido.

Mas será que o vídeo é verdadeiro e recente?

Na caixa de comentários da publicação há quem alegue que o vídeo não passa de uma “montagem“, sendo desmentido pelo suposto autor da filmagem.

As imagens têm origem num outro vídeo que foi publicado a 24 de julho no TikTok. É o registo mais antigo, de acordo com a nossa pesquisa.

Embora possam ser confundidas com situações parecidas que ocorreram no passado, nomeadamente em 2022 e em 2023. O padrão repete-se: um indivíduo decide atravessar a Ponte 25 de Abril em trotinete, resultando na intervenção das autoridades.

Mas o vestuário utilizado pelos protagonistas é diferente nos três vídeos, pelo que se depreende que terão sido três ocorrências distintas.

Contactada pelo Polígrafo, a Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que, apesar não ser “uma situação frequente”, houve uma “situação semelhante há pouco tempo, há três semanas“.

Assim que a autoridade teve conhecimento, encetou “diligências” com os motociclistas no Posto Policial da Ponte, mas já não conseguiram “intercetar o infrator“.

O vídeo em análise diz respeito a essa situação, uma vez que a PSP não tem conhecimento de outro caso e o espaço temporal enquadra-se.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque